VERSÃO FLIP
sábado, 16 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 16 de agosto, 2025
Contexto

Engrenagem importante da indústria, Senai completa 70 anos

de Claudius Brito
10 de março de 2022
em Economia
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
foto da fachada do senai roberto mange, de anápolis
O Serviço Nacional da Indústria veio para Goiás no começo da década de 50 e se instalou, inicialmente, em Anápolis

A vocação de Anápolis para a indústria, certamente, foi um atrativo para a instalação da primeira unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Goiás.

O livro: “Senai Goiás 60 anos – Da carpintaria à automação industrial”, de autoria dos jornalistas Deire Assis e Dehovan Lima, traz um retrato sem retoques sobre a vinda do Serviço Nacional da Indústria para Goiás, antes mesmo da criação da Fieg. Anápolis foi a cidade escolhida para abrigar a instituição que era, então, subordinada à 6ª Delegacia do Senai de São Paulo, dirigida pelo engenheiro suíço Roberto Mange, que veio para o Brasil lecionar Engenharia Mecânica e tornou-se um artífice na construção das escolas Senai de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Anápolis, dentre outras.

– É 9 de março de 1952. Quatro anos antes, em 1948, tivera início a construção da primeira unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Estado de Goiás. Anápolis, município à época com pouco mais de 30 mil habitantes e um parque industrial com quase nenhuma projeção, dedicado às monoculturas, foi eleito para abrigar a escola graças ao empenho do então arcebispo metropolitano de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira. O bispo, que recebera o título de Arcebispo da Instrução, era conhecido por “plantar escolas por onde passava.” – destaca o livro.

Participação feminina no Governo Municipal se destaca

A semente plantada por Roberto Mange e por Dom Emanuel Gomes gerou bons frutos. O Senai de Anápolis tornou-se referência e mola propulsora para o desenvolvimento da região.

Foi na unidade que o Capitão Waldyr O´Dwyer formou mão-de-obra para atuar na concessionária Mercedes-Benz, Anadiesel, fundada e constituída inicialmente em 1963 por ele, juntamente com Virgilio de Barros Abreu, então gerente da Brasília Diesel, e por um renomado mecânico da época, Juarez Machado.

Em uma via de mão dupla, a Anadiesel, por sua vez, fornecia estrutura para as aulas práticas dos alunos da área de mecânica do Senai.

Registro do Senai de Anápolis, no ano de sua fundação

Além disso, o Senai foi a porta aberta para a indústria de metalurgia, tendo como um dos principais, na época, a oficina da família Steckelberg, que chegou a prestar serviços importantes durante a construção e os primeiros anos da implantação de Brasília, no Governo Juscelino Kubistcheck.

O Senai de Anápolis foi, também, um aliado importante na formação de mão-de-obra para atender às necessidade do polo farmacêutico, que surgiu no começo dos anos 1990 e, hoje, é o segundo maior do País.

Foi também por meio do Senai, que foram formadas as primeiras turmas para o chão de fácbica da montadora CAOA. Uma parceria que se mantém nos dias atuais. Hoje, inclusive, a montadora trabalha com duas bandeiras internacionais: a Hyundai, da Coreia do Sul e a Chery, da China.

Em Anápolis, o Senai ampliou seu escopo de aprendizagem, oferecendo além de vários cursos técnicos, também cursos tecnológicos superiores, através da Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange, que teve o reconhecimento do MEC no ano de 2004.

Referência

Atualmente, o Senai Goiás, através de suas unidades espalhadas na capital e no interior, é considerado o número 1 do País, segundo o Sistema de Avaliação Regras de Desempenho, realizado anualmente pelo Departamento Nacional para avaliar performance em eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão.

Para dar continuidade ao projeto de expansão da rede Sesi e Senai em Goiás, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, anunciou investimentos de mais de R$ 500 milhões na compra de equipamentos e capacitação do quadro técnico das instituições. “Nosso objetivo é tornar a indústria goiana a primeira do Brasil, mais competitiva e produtiva, com a oferta de profissionais cada vez mais antenados com as tendências e desafios do mundo do trabalho, na esteira da corrida da Indústria 4.0. Para isso, criamos o Conselho de Pensadores do Futuro da Educação, um verdadeiro time de craques no assunto, especialistas conceituados e com renome nacional, para auxiliar tanto o Senai quanto o Sesi a aprimorar ainda mais suas ações educacionais”, ressaltou.

Bolo de aniversário

Com direito até a bolo de aniversário, a celebração dos 70 anos do Senai goiano reuniu, na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, antiga Escola Senai GO 1, autoridades, empresários, professores, alunos e ex-alunos. CEOs da Caoa Montadora e da Brainfarma, Eugênio Cesare e Daniela Muassab Castanho, respectivamente, testemunharam em depoimentos a excelência do trabalho do Senai nas companhias que comandam, respaldados pelos ex-alunos do Senai Anápolis Fábio Pereira, hoje diretor de Produção da Caoa, e Gustavo Antônio da Cunha, atualmente gerente Fabril da Ambev.

Anfitriã do evento, a diretora da Faculdade Senai Roberto Mange, Misclay Marjorie, disse que os 70 anos do Senai é um marco histórico para Goiás. “Estamos celebrando com muito carinho essa data tão importante para todos nós, que fazemos parte do Sistema Indústria em Goiás e que trabalhamos incansavelmente para formar profissionais para atuar em vários e diversificados processos industriais. Nossos alunos têm a credibilidade e chancela do Senai para conquistar uma trajetória profissional de sucesso”.

Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas reforçou a importância do trabalho realizado pela instituição para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás.

“O Senai é comprometido com o crescimento industrial do Estado, com a formação de mão de obra de qualidade, que atenda às mais diversas demandas. Estamos entre os três melhores regionais do País porque investimos continuamente em modernização da rede de ensino e em treinamento do quadro de docentes. Somamos quase 3 milhões de matrículas nesses 70 anos de atuação e, só nos últimos quatro anos, atendemos mais de 4.500 indústrias, e isso é só começo porque queremos fazer cada vez mais e melhor”. (Com informações da assessoria Fieg e do Livro: “Fieg Anápolis- Uma história de lutas”)

Rótulos: 70 anosanápoliscapaeconomiagoiásindústriaPaulo VargasRoberto MangeSenaiServiço Nacional da Indústria

Mais Artigos

Imagem: Ilustrativa

Goiás cria medidas contra tarifas dos EUA

de Jornal Contexto
25 de julho de 2025
0

O governo de Goiás, em reunião com o setor produtivo, apresentou linhas de crédito para mitigar os impactos da tarifação...

Balança Comercial de Anápolis- Imagem Ilustrativa

Indonésia e Tailândia; China e Alemanha. Saiba qual é a relação desses países com Anápolis

de Claudius Brito
25 de julho de 2025
0

Anápolis não é uma ilha. Ainda mais, quando o assunto é comércio exterior. Isso está bem evidente na análise do...

Imagem: Ilustrativa

Sequência da reforma tributária para 2026 preocupa classe empresarial

de José Aurélio Mendes
3 de julho de 2025
0

Especialista orienta sobre escolhas estratégicas, mudanças no Simples Nacional e preparo antecipado para evitar surpresas Com a entrada em vigor...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui