Com a evolução galopante da tecnologia no setor financeiro, a existência dos aplicativos bancários, como os conhecemos hoje, está com os dias contados.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, proclamou o iminente declínio dos aplicativos bancários tradicionais devido ao avanço do Open Finance.
Em uma conferência recente em Chicago, Campos Neto destacou que o sistema permitirá a compartilhamento de informações financeiras, eliminando a necessidade de múltiplos aplicativos para diferentes bancos.
O Open Finance, implementado pelo Banco Central desde outubro de 2023, já permite o compartilhamento de informações de investimentos com instituições financeiras. A última fase, prevista para 2024, incluirá dados sobre câmbio e credenciamento.
Diana Cheng, repórter do Money Times, ressalta que, apesar dos avanços, há ainda um caminho a percorrer na total implementação do Open Finance no Brasil.
UMA REVOLUÇÃO
A transformação promovida pelo Open Finance revoluciona a forma como lidamos com nossas finanças, consolidando-se como uma tendência que substituirá os aplicativos bancários tradicionais.
O compartilhamento de dados tem sido expressivo, com cerca de 40 milhões de consentimentos registrados desde 2021.
A evolução do Open Finance promete impactar positivamente o setor financeiro brasileiro, proporcionando maior eficiência e personalização nos serviços oferecidos pelas instituições financeiras.