Além da programação tradicional, como o desfile cívico-militar e o Arraiana, a programação deve ter várias entregas de obras e serviços para a população
No dia 31 de julho próximo, Anápolis vai completar 117 anos de emancipação político-administrativa. Além dos eventos tradicionais, como o desfile cívico-militar, a entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos, a mini-maratona 31 de julho, entre outros, a comemoração deve ser marcada com a entrega de obras e serviços.
A lista ainda está fechada, mas já foi antecipado pelo prefeito Roberto Naves que durante a programação festiva será entregue à população o prédio do novo Centro Administrativo, construído na Praça 31 de Julho.
Essa obra é emblemática, diga-se de passagem, pelo seu histórico, pois foi no no um símbolo de imagem negativa de desperdício de dinheiro público. Sem contar os erros de arquitetura e engenharia que quase condenaram a estrutura à demolição.
A obra foi embargada, investigada, judicializada. Mas, um estudo técnico apontou que a estrutura poderia ser aproveitada e isso foi o que ocorreu. Agora, essa história está prestes a virar essa página negativa.
Importante registro: o novo Centro Administrativo levará o nome do ex-prefeito Adhemar Santillo, num reconhecimento ao legado que ele deixou para o município.
Também no aniversário, deve ser entregue a obra de complemento do anel de arquibancadas do Estádio Jonas Duarte.
Outra obra que vem de um passado também não muito positivo para a cidade, devido a erros em sua execução. Ao longo dos anos, foram várias idas e vinda para se corrigir os problemas do “tobogã”. Essa comparação foi feita pelo próprio prefeito Roberto Naves, porque a arquibancada estava sendo feita sem degraus, somente uma rampa.
Segundo o chefe do Executivo, no aniversário será entregue essa parte da obra e depois haverá uma grande reforma geral no logradouro.
Além dessas duas obras, a Prefeitura deve entregar ainda outras obras que fazem parte do Anápolis Investe, programa criado em dezembro de 2022, com previsão de investimentos na casa de R$ 1 bilhão.
Assim, devem também constar entrega de escolas, unidades de saúde, asfalto. Também devem ser assinadas novas ordens de serviços, entre elas, as OSs para a construção de três novos feirões cobertos na cidade.
Arraiana
Dentro da programação festiva do aniversário, a grande expectativa é com o Arraiana, considerada uma das maiores festas solidárias do Estado. Todas as edições, são arrecadados alimentos para doação a famílias carentes e instituições de assistência sociais.
E, claro, tem shows de grandes nomes da música sertaneja e do gospel. A dupla Hugo e Guilherme é a primeira tração já confirmada. Aguarda-se outras confirmações, como Gustavo Lima e o padre Fábio de Melo. Essas atrações ainda estão em tratativas.
Depois da festa
Para depois da celebração do aniversário, provavelmente em outubro, está sendo prevista a entrega da obra do novo viaduto do Recanto do Sol, que vai ligar aquela região à Avenida Brasil Norte, passando sobre a BR-153, nas proximidades do antigo clube Lírios do Campo.
A obra da Ponte Estaiada, que ligará a Avenida Brasil Sul e a Avenida Pedro Ludovico. Essa obra é a maior do programa, com custo estimado na casa de R$ 125 milhões.
E, segundo Roberto Naves, justamente por ser uma obra grande e complexa, ela demanda mais tempo de execução e deve ficar pronta somente no ano que vem.
O prefeito ressalta que outras obras do Anápolis Investe também deverão ser entregue após a conclusão do seu mandato. Porém, ele afirma que o mais importante não é entregar a obra, mas que o benefício seja entregue à população com qualidade.
Saúde
Num breve balanço daquilo que a gestão realizou na área da saúde, Roberto Naves pontuou que ao assumir o cargo, Anápolis tinha apenas o Hospital Municipal Jamel Cecílio, funcionando com instalações muito precárias.
Foi construído o Hospital Alfredo Abrahão e ainda será entregue mais um hospital, no Residencial Leblon.
A cidade tinha uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Vila Esperança. Ganhou a UPA Pediátrica e está em construção a UPA da Mulher.
Além disso, ele citou que o município foi pioneiro no país na implantação do horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do ZAP, para que as pessoas possam, por exemplo, agendar consultas e exames.
Educação
Na área educacional, o prefeito enfatizou que a gestão deixará 12 novos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs), ou seja, novas creches.
Ainda, tem seis novas escolas municipais em construção e outras três licitadas e aguardando a ordem de serviço para serem iniciadas. 18 unidades de ensino foram praticamente reconstruídas.