Objetivo é dar aos alunos mais uma opção para se desenvolverem física e mentalmente
Alunos da escola Maria Montessori receberam uma academia nova em folha, instalada em suas dependências, mantidas pela APAE Anápolis. Segundo o presidente da instituição, Vander Lúcio Barbosa, o objetivo é dar aos alunos condições de treinar regularmente durante o ano letivo e também para as Olimpíadas das Apaes. A escola conta com mais de 50 atletas em diversas modalidades como natação, basquete, atletismo, entre outras.
São alunos com habilidades especiais que muito têm orgulhado a APAE Anápolis enquanto a representam nesses eventos. “Era uma solicitação antiga dos alunos e que, felizmente, agora, pudemos atender. Eles estão extremamente felizes e sentem que são valorizados. Além disso, sabemos a importância do esporte na recuperação de deficiências diversas”, comentou a diretora da escola, Nelma Granja.
Os recursos da academia da escola, são oriundos de uma doação da empresa Havan de Anápolis, para desenvolvimento de projetos escolares e recebeu o nome de um dos diretores da APAE Anápolis, Josafá Candido de Souza. Nascido na cidade de Morrinhos em 1945, aos seis anos, se mudou para Anápolis. Aqui se casou com a senhora Lenita Fleury Pinho de Souza, com quem teve quatro filhos. Esses filhos lhe deram 9 netos e 2 bisnetos, até esta data.
Legado
Josafá é advogado de profissão, formado em 1972, exercendo esta função até hoje. Durante a vida ocupou cargos importantes, sempre com muita responsabilidade, honestidade e competência. No início da profissão foi o responsável pela Agência Volkswagem em Anápolis, através da CDV, de 1973 a 1988. Na gestão do ex prefeito Ernani de Paula, foi responsável pelo órgão Prefeitura 24 Horas, emprestando sua experiência de gestão ao setor, dentre outras ocupações, mas sempre ligado à função de advogado, de onde nunca se afastou.
No movimento apaeano, Josafá está desde maio de 1981. Foi presidente da instituição de 1988 a 1990, não se afastando da Apae em nenhum momento, fazendo parte de todas as diretorias eleitas até hoje, em diversas funções como vice-presidente, tesoureiro, assessor jurídico, diretor de patrimônio, suplente e conselheiro, administrativo e fiscal. Foi o primeiro presidente da Federação das Apaes do Estado de Goiás, na década de 90, dando início aos trabalhos daquela agremiação em terras goianas.