VERSÃO FLIP
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
Contexto

Está chegando a hora! Conversas vão afunilar e definições vão acontecer

de Claudius Brito
19 de julho de 2024
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Político CAPA

Político CAPA

O início das convenções partidárias, a partir deste sábado, 20, acontece em meio a muita conversa entre os partidos e políticos, para as decisões a serem tomadas: quem será candidato, quem vai caminhar com quem. E em meio a essa movimentação, várias pesquisas de intenção de votos para retratar o quadro da disputa majoritária em Anápolis. Uma coisa é certa: agora, sim, o jogo vai começar para valer! Mas nem tudo é política, tem espaço também a regulamentação da reforma tributária.

17 dias para tomada de decisões

De 20 de julho e 5 de agosto, é o período determinado pelo calendário eleitoral para as convenções partidárias. O prazo abre agora no sábado (20) e, ainda com muita indefinição, sobretudo, em relação à composição das chapas majoritárias que os partidos vão colocar na disputa pela Prefeitura de Anápolis.

Há muita conversa de bastidores para escolha de vices e formatação de alianças. Por questão de estratégia, essas conversas não chegam ao eleitor.

Mas, a partir de 5 de agosto, todas as peças estarão em cima do tabuleiro. Até lá, com certeza, muita água vai rolar por debaixo da ponte.

Partidos e políticos vão se movimentar de um lado para outro, até a corda esticar. Faz parte do jogo. Tem sido assim ao longo de muitas eleições e, em Anápolis, elas são sempre muito disputadas.

Justiça tributária

O deputado federal Rubens Otoni (PT) considera que a reforma tributária é fundamental para prover a justiça social no Brasil.

“Cobrar mais de quem ganha mais e menos de quem ganha menos ou, eventualmente, nem cobrar”, pontou ele, num programa de entrevista. Ele, ainda, destacou que essa reforma vem para simplificar o sistema tributário do país e garantir que haja uma boa arrecadação, sem aumento de impostos.

Além do que, diz ele, é importante também “fechar o ralo da sonegação”.

Na regulamentação da reforma, disse o deputado, ficou acertado que o imposto da cesta básica será zero. Assim, os preços dos alimentos baixam.

“Claro que tem gente contra isso”, observou. A reforma foi aprovada na Câmara Federal e a bola agora está com o Senado para fazer a regulamentação.

Reforma no Senado

No senado, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD), anunciou a criação de um grupo de trabalho destinado a conduzir audiências públicas e apresentar ajustes ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, ou seja, à regulamentação da reforma tributária.

Vanderlan destacou que a Comissão pode contribuir significativamente com melhorias à proposta, assim como fez na construção da PEC que resultou na Emenda Constitucional 132, aprovada e promulgada no ano passado, delineando o panorama geral da reforma tributária.

A intenção é realizar um grande debate, sobretudo, nos pontos considerados mais críticos da proposta.

VEJA AQUI NOVA RODADA DA PESQUISA SERPES/CONTEXTO

Mar de pesquisas

A temporada de pesquisas de intenção de votos está a pleno vapor. Mas, logo deve vir uma pausa, até passar o período das convenções, quando, então, estarão de fato definidos os nomes de candidatos que vão concorrer aos cargos de Prefeito (a), Vice-Prefeito (a) e Vereador (a). 

Além das alianças que vão ser estabelecidas entre os partidos e federações para as eleições majoritárias (Prefeito(a)). Toda pesquisa apresenta um retrato de momento.

Mas com a definição de candidaturas e, sobretudo, depois que as campanhas ganharem as ruas, as intenções de voto dos eleitores tendem a se tornarem mais cristalinas.

Seja como for- e isso também é uma verdade cristalina- as pesquisas não são e não devem ser parâmetro único para escolha de candidatos. O principal é o conhecimento que se deve ter de cada um e as suas propostas. É um somatório de coisas para um voto consciente.

Nem começou…

A campanha de 2024 ainda está na fase de pré-campanha. Vai passar daí a partir de 16 agosto, quando os candidatos homologados nas convenções e os partidos poderão iniciar as campanhas nas ruas, dentro das regras da Justiça Eleitoral.

Mas, antes mesmo desse “começo oficial”, já é perceptível que será uma campanha acirrada, sobretudo, nas redes sociais. E uma preocupação que se tem é com relação às chamadas Fake News, ou seja, as notícias falsas, que podem ser potencializadas com a utilização de mecanismos de Inteligência Artificial.

Embora a Justiça Eleitoral esteja atenta a isso, é fato que é muito difícil fiscalizar. Então, caberá ao eleitor buscar fontes fidedignas de informação, para que possa embasar o seu voto. E, espera-se que os candidatos e candidatas possam, de sua parte, contribuir com uma campanha mais propositiva.

Números atualizados

O TSE traz números atualizados (mês de junho), sobre o número de eleitorado anapolino.

Vamos a eles: total de eleitores, 292.815, sendo 272.310 aptos com biometria e 20.505 aptos sem biometria. Do total de aptos, 155.754 (53%) são do sexo feminino e 137.061 (47%) do sexo masculino. 50% dos eleitores (145.250) são solteiros; 40% casados (118.416). 30,98% (90.727) possui o Ensino Médio Completo. A faixa etária com maior número de eleitores aptos, de ambos os sexos, é de 45 a 59 anos de idade, são 74.094 (25,30%).

O cadastro eleitoral fechou em maio, de forma que esses resultados agora deve ser o que balizará o pleito desse ano.

Em Goiás, nos 246 municípios, o número de eleitores aptos é de 5.127.609, sendo 2.687.250 (52%) do sexo feminino e 2.440.359 (48%) do sexo masculino.

  • Foi sancionado o projeto de lei do deputado Amilton Filho (MDB) que homenageia o empresário sírio radicado em Anápolis, José Miguel Hajjar. O nome dele será dado à unidade do Vapt-Vupt na Avenida Brasil Sul, em Anápolis.
  • A federação PSDB-Cidadania está ultimando as conversas, para evitar uma decisão nas convenções. O partido dos tucanos tem dois pré-candidatos: Hélio da Apae e Wesley Silva. O Cidadania, por sua vez, tem Michel Roriz como pré-candidato.
  • Se confirmado na convenção como candidato do PMB à Prefeitura de Anápolis, o ex-vereador e ex-deputado estadual José de Lima poderá carimbar o passaporte para a sua sexta postulação ao cargo. E, como ele mesmo gosta de frisar, para fazer uma campanha “de sola de sapato”, “do tostão contra o milhão”.
  • Pelo andar da carruagem, Eeriânia Freitas (UB) será a única mulher na disputa à Prefeitura de Anápolis. Ela, inclusive, tem reforçado que está firme no projeto, com apoio do governador Ronaldo Caiado.
  • O pré-candidato à Prefeitura de Anápolis pelo PL, Márcio Corrêa, anda animado com os resultados das últimas pesquisas de intenção de votos. Muita gente diz que o crescimento dele vem, em parte, do apoio recebido do ex-presidente Jair Bolsonaro (do mesmo partido).
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Disputa entre poderes e movimentações nos partidos

de Claudius Brito
5 de dezembro de 2025
0

A harmonia entre os poderes da República passa por abalos recentes. No PL, arestas estão sendo aparadas entre Michele Bolsonaro...

Contexto Político

Um histórico ruim de presidentes presos

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

Quatro mandatários, na história recente do país, foram presos: Lula, Michel Temer, Fernando Collor e Jair Bolsonaro. Um histórico ruim...

Contexto Político

PL, Câmara, emendas e bastidores da política

de Claudius Brito
21 de novembro de 2025
0

A sinalização do senador Wilder Morais (PL), de que deverá disputar a sucessão do governador Ronaldo Caiado deixa interrogações. Está...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Caravana da Coca-Cola ilumina Anápolis nesta quarta (03); confira o trajeto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tribunal de Justiça promove leilão com mais de 400 veículos, vários de luxo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Beyoncé aciona a Justiça contra o filme de Jair Bolsonaro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ninguém lidera e nem constrói sozinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário do DAIA, novela comprida que está perto de acabar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui