O programa do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), oferece 600 bolsas para os atletas locais, divididos em três categorias, com valores entre R$ 250 e R$ 750 mensais.
Para se inscrever, o desportista deve ser indicado pela federação ou associação responsável por meio do sistema Proat.
As inscrições foram iniciadas nesta quinta-feira (2/1), pelo site, e serão encerradas no dia 10 de janeiro.
A lista extraoficial de atletas selecionados será divulgada no dia 17 de janeiro, no site da Seel. Haverá prazo para recursos até 21 de janeiro.
O nome dos contemplados pelo programa serão divulgados no dia 24 de janeiro, no Diário Oficial do Estado de Goiás, com assinatura do termo de adesão marcada para o período entre 27 a 31 de janeiro.
Em 2024, os 600 bolsistas do programa foram contemplados com as 12 parcelas mensais, sendo duas delas pagas em novembro.
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, ressalta que o programa tem por objetivo colaborar com o crescimento dos atletas nos seus respectivos esportes
Depoimento
Atleta do taekwondo, Yan Cleuber é bolsista do Pró-Atleta. Segundo ele, o programa é fundamental para o planejamento esportivo, não só durante as competições, mas também no dia a dia.
“Em 2024 disputei competições internacionais, e se não tivesse este apoio seria muito difícil representar Goiás nestes eventos. Faz uma diferença gigantesca”, afirma Yan, que em 2024 foi campeão pan-americano e disputou o Campeonato Mundial, em Hong Kong.
Assim como Yan, muitos bolsistas do Pró-Atleta se destacaram nos cenários nacional e internacional no último ano. Raiza Goulão representou Goiás nos Jogos Olímpicos, disputados em Paris, na modalidade mountain bike. Já nas Paralimpíadas, Ádria Jesus, Nurya Almeida e Pâmela Pereira chegaram às semifinais do vôlei sentado, também em Paris.
Além dos atletas olímpicos e paralímpicos, os jovens também conquistaram títulos importantes nas categorias de base, como a mesatenista Yumi Iwamoto, que conquistou títulos internacionais nas categorias sub-11 e sub-13. Conquistas que colocam a atleta goiana entre as melhores do mundo na sua modalidade.
Critérios
Para se inscrever no programa, o atleta deve ter idade a partir de 8 anos e estar presente nos rankings estaduais das federações das modalidades atendidas, tendo como critério as pontuações. (Com informações da Seel)
Leia também: Confira as 66 bets autorizadas a operar no Brasil