A anapolina Maria Eduarda Pires Belém foi contemplada com uma bolsa e ainda terá a oportunidade de conhecer a Agência Espacial Americana, a NASA
A estudante anapolina Maria Eduarda Pires Belém ganhou um presentão de Natal e Ano Novo. Aliás, não ganhou, ela conquistou. E, diga-se de passagem, uma conquista digna de aplausos e reconhecimento.
Maria Eduarda Belém ficou em primeiro lugar em sua categoria na 4ª Etapa Global da Olimpíada de Ciências Naturais.
Por conta disso, ela foi selecionada a integrar a delegação do Brasil que vai participar da Copernicus Olympiad – 4th World Natural Science Global Round, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2023, em Houston- Texas, Estados Unidos.
E não foi só isso, Maria Eduarda Belém obteve a melhor pontuação mundial de sua categoria, o que lhe valeu a concessão de uma bolsa integral da taxa de inscrição, no valor de US$ 1,5 mil.
A Copernicus Olympiad é uma plataforma educacional baseada nos Estados Unidos especializada na organização de Olimpíadas de Ciências, Física & Astronomia, Festival de Cinema, Matemática e Segurança Cibernética.
O objetivo desta Olimpíada é dar a oportunidade para os alunos competirem com as mentes mais brilhantes de todo o mundo.
Além disso, é um ambiente também voltado à geração de relacionamentos.
Somente alunos classificados são convidados a participar da Rodada Global. As rodadas globais são realizadas presencialmente em uma data específica para cada disciplina: Ciências Naturais e Física & Astronomia são realizadas em janeiro em Houston, Texas.
É o local para onde Maria Eduarda Belém vai levar o seu conhecimento para representar o Brasil e Anápolis.
Durante a competição, os alunos poderão conhecer o Centro Espacial Johnson da NASA.
“Eles verão sob quais as circunstâncias os engenheiros da NASA trabalham e terão uma conversa com os verdadeiros astronautas que tiveram missões na Estação Espacial Internacional. Iremos visitar o Museu de Ciências Naturais de Houston. Este museu de ciências tem uma coleção espetacular de minerais, esqueletos de dinossauros, modelos de estações espaciais, um planetário, cinema IMAX e um centro de borboletas de seis andares”, informa Marina Bronzeri, diretora pedagógica da Mathletes.
Mathletes é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil que representa mais de 20 competições internacionais, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação e é a única instituição no Brasil responsável pela seleção de estudantes brasileiros.
Mais conquistas
Aos 14 anos de idade, Maria Eduarda Pires Belém, aluna do 8º ano do Colégio Crescer já virou uma espécie de colecionadora de prêmios e certificações de participações em eventos internacionais.
Em 2021, ela participou da 12ª World Mathematics Team Championship On Line Junior Level. No mesmo ano, levou o prêmio bronze na American Mathematics Olympiad.
Maria Eduarda foi também bronze na WMTC- World Mathematics Team Championship.
Ganhou menção honrosa na Math Olympiad Contest e participou de outros eventos: Mind Sports Challenge e Math Master Mind.
Finalmente, conquistou prata no Singapore & Asian Scholls Math Olympiad.