Projeto Zatopek reúne estudantes de 16 escolas municipais e é um celeiro de novos talentos
Mais de 700 estudantes participaram, no último sábado, 27, da 3ª etapa do circuito de corrida de rua da rede municipal de Educação, conhecido como Zatopek. Iniciativa da Prefeitura de Anápolis, o projeto reúne neste ano estudantes de 16 escolas municipais.
Na classificação geral por equipe, a escolas municipais Jahir Ribeiro Guimarães, Dona Alexandrina e Wady Cecílio seguem nas três primeiras colocações, respectivamente. “O atletismo, além de proporcionar mais saúde, redução de ansiedade e de estresse, melhora o humor. É um instrumento pedagógico de ensino, que auxilia na formação do estudante de forma global. Os nossos estudantes, os atletas da escola, têm sido destaque na esfera municipal e estadual, atingindo vários portes, avalia a gestora da Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, Rosana Barbaresco.
Eleições: o que faz um senador da república?
Para o estudante Moisés da Silva, de 14 anos, um atleta tem que ter disciplina e não desistir. “Eu participo das corridas desde pequeno e já ganhei várias medalhas. Além de boa qualidade de vida, o esporte contribui muito para a minha vida escolar”, conta.
Uma vez por mês, as escolas se encontram para disputar as provas, acumulando pontos conforme ranking da competição, e no final de todas as etapas acontece a cerimônia, onde são premiados os melhores alunos e as melhores escolas.
Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Escola Viva, o circuito de corrida tem como objetivo a promoção do atletismo nas escolas, integrando estudantes, e a promoção de uma vida mais saudável. Para a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, o projeto é um celeiro de descoberta de novos talentos e também espaço de inclusão social.
Participam do circuito de 2022 as escolas municipais Jahir Ribeiro Guimarães, Professora Nadyr de Souza Andrade, Raimunda de Oliveira Passos, Wady Cecílio, Alfredo Jacomossi, Manoel Gonçalves da Cruz, Afonsina Mendes do Carmo, Rosevir Ribeiro de Paiva, Deputado José de Assis, Rodolf Mikel Ghannan, Cora Coralina, Dona Alexandrina, Realino José de Oliveira, Raymundo Paulo Hargreaves, Dayse Fanstone e Escola Paroquial Santo Antônio.