VERSÃO FLIP
segunda-feira, 23 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 23 de junho, 2025
Contexto

Estudo aponta alta concentração demográfica urbana em Anápolis

de Claudius Brito
28 de junho de 2018
em Economia
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0

Um levantamento que acaba de ser divulgado pelo IBGE traça um panorama sobre as concentrações urbanas no Brasil. Ele foi realizado em duas etapas: a primeira, englobando os municípios com população entre 100 e 300 mil habitantes e a segunda, nos municípios com mais de 300 mil habitantes. A publicação está alinhada às necessidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pode servir de ferramenta para auxiliar no planejamento de políticas públicas.
Nesta edição, o estudo faz a categorização das áreas urbanizadas como ´densas´, com pouco espaçamento entre as construções e uma ocupação urbana contínua e, ´pouco densas´, com ocupação mais espaçada, caracterizada por loteamentos em processo de construção e transição entre as paisagens rural e urbana.
O Município de Anápolis, com área de 90,92 quilômetros quadrados, tem 94,62% do total dessa área (86,03 quilômetros quadrados) densa e apenas 5,38% (4,89 quilômetros quadrados) pouco densa.
Dentre os cinco municípios goianos que aparecem no estudo, Goiânia, a capital do Estado, é o município com menor percentual de adensamento. A cidade conta com área total de 583,09 quilômetros quadrados, sendo 479,05 km2 de área densa (89,03%) e 59,04 km2 de área pouco densa (10,97%). Por outro lado, o município com maior concentração urbana é Formosa. Lá, são 28 km2 de área total (a menor área dentre as cidades goianas listadas no estudo), sendo 28,41 km2 de área densa (99,89%) e, apenas, 0,03 km2 de área pouco densa (0,11%). Rio Verde tem 43,67 km2 de área total, sendo 42,67 km2 de área densa (97,71%) e 1,00 km2 de área pouco densa (2,90%). Por fim, Catalão tem 35,67 km2 de área total, sendo 33,94km2 de área densa (95,15%) e 1,73 km2 de área pouco densa (4,85%).
O recorte municipal da pesquisa mostrou que, das dez maiores áreas urbanizadas do País, apenas Campinas (SP) não é uma capital. As demais são: São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).
É importante ressaltar que uma concentração urbana pode ter só um município, como é o caso de Uberlândia (MG), mas, também, pode ser um conjunto de municípios, como é o caso do Rio de Janeiro, conforme explica Maurício Gonçalves e Silva, geógrafo do IBGE.
Segundo o estudo, 84% das concentrações urbanas do Brasil são classificadas como densas, o que é um indicativo da consolidação do processo de urbanização. ´Podemos pensar em áreas densas como aquelas com uma casa ao lado da outra, com quintal, padrão de arruamento, até áreas com prédios´, diz Maurício Gonçalves. Ainda, segundo ele, as áreas pouco densas, que completam os outros 16%, são aquelas com construções mais espaçadas e muitos terrenos vagos.

Mais Artigos

PIB Goiás- Destaque para a soja- Imagem ilustrativa

PIB de Goiás cresce 7,7% no primeiro trimestre de 2025, aponta pesquisa

de Redação
17 de junho de 2025
0

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 7,7% no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período...

Daia-M1-Noticias

Produção industrial em Goiás cresce 4,6% em abril. Veja os motivos da alta

de Claudius Brito
11 de junho de 2025
0

A produção da indústria goiana cresceu 4,6% em abril, em relação ao mês anterior (março). A informação é da Pesquisa...

Distrito Agro Industrial de Anápolis- DAIA

Codego anuncia que vai regularizar 100% do Distrito Agro Industrial de Anápolis

de Claudius Brito
6 de junho de 2025
0

Em novembro do ano que vem, o Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA) completa 50 anos de fundação. A implantação...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Marcha da Maconha acontece pela primeira vez nas ruas de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Médico e empresário Paulo Augusto Sousa morre aos 74 anos 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Décimo F-39 Gripen chega à Base Aérea de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Nova Matinha promete unir natureza e comunidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Entenda por que os judeus são ricos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui