Ser formalizado como um Microempreendedor Individual (MEI) é totalmente gratuito. No entanto, com a tecnologia, os golpes digitais também alcançaram esta camada. Se você pesquisar como abrir seu registo pela internet, muitas empresas aparecem oferecendo o serviço, e até cobrando valores que podem alcançar R$ 250. Muitas vezes até induzem o empreendedor a acreditar que é necessário pagar para abrir o MEI.
De acordo com a orientadora financeira, Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, os problemas vão além do pagamento inicial. Geralmente, os sites solicitam que seja pago pelo cartão de crédito e, com isso, pegam seus dados para abrir o seu MEI, ficando com seu o acesso de sua conta.
Aplicativos de relacionamento experimentam crescimento expressivo durante pandemia
Para evitar que seja pego por este golpe, é vital observar se o site acessado tem “.gov” em seu link, provando ser oficial do governo. Caso não tenha, desconfie. Se tiver que pagar algo para ser formalizado como MEI, com certeza não é oficial. O site do governo não irá solicitar pagamento algum.
O alcance do questão também afeta pessoas que realizaram o MEI pelo site oficial. Já que, depois de aberto, seus dados ficam expostos, pois se torna uma empresa, e qualquer pessoa pode ver seus endereços de contato. Portanto, perto da declaração anual de faturamento, que vale para todos os MEIs, estes sites enviam links, onde também pedem um pagamento.
Caso você já tenha feito o registro do Microempreendedor Individual por um site que não é oficial, Nathália aconselha abrir um Boletim de Ocorrência, afirmando ser propaganda enganosa. Além disso, ela recomenda entrar em contato com o Sebrae e o site oficial do MEI para tentar recuperar o e-mail e senha do registro. Confira um passo a passo de como abrir um MEI gratuitamente pelo site oficial disponibilizado pelo Pequenas Empresas e Grandes Negócios.