Mais de 200 propriedades, com produção comercial ou doméstica, serão visitadas pelos fiscais da Agência para coleta de amostras
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) iniciou recentemente uma nova rodada de coletas de amostras de aves para comprovar a ausência de Influenza Aviária e Doença de Newcastle em granjas comerciais e criações de subsistência em Goiás. Mais de 50 propriedades já foram visitadas pelos fiscais agropecuários como parte do Plano de Vigilância. Aproximadamente 60 profissionais participam deste trabalho, coordenado nacionalmente pelo Ministério da Agricultura (Mapa). 204 estabelecimentos foram selecionados, com base na densidade populacional de aves e proximidade de cursos d’água. As amostras são analisadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo.
Monitoramento
Apesar de não haver registros da doença em Goiás, casos em outras regiões do Brasil e no mundo exigem medidas rigorosas para proteger a avicultura local, vital economicamente. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca que a vigilância garante segurança à avicultura industrial e à saúde da população. Inquéritos realizados fazem parte de medidas sanitárias planejadas pelos órgãos estaduais de defesa e coordenados pelo Mapa, incluindo fiscalização nas fronteiras, capacitação de produtores, e campanhas de conscientização.
Prevenção
A Influenza Aviária é uma doença viral altamente contagiosa entre aves, com algumas cepas representando riscos à saúde pública. O Brasil registrou seu primeiro caso em aves silvestres em maio de 2023, com ocorrências subsequentes em aves de subsistência e mamíferos aquáticos. Até fevereiro de 2024, 161 casos foram confirmados, embora Goiás nunca tenha registrado ocorrências. Notificações rápidas são essenciais para detecção precoce no estado. Agrodefesa orienta produtores sobre medidas de biosseguridade e a necessidade de informar imediatamente qualquer suspeita da doença para prevenir sua disseminação.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.