Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Sedentarismo
Em 10 de março celebra-se o Dia de Combate ao Sedentarismo. As doenças crônicas não transmissíveis representam sete das 10 principais causas de mortes no mundo. Muitas vezes evitáveis com estilo de vida saudável, doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes correspondem a 73,9% dos óbitos mundiais e a mais de 50% das mortes no Brasil. Esses problemas de saúde são responsáveis por 62% dos anos de vida perdidos por incapacidade. Daí, a importância de se exercitar, segundo a comunidade médio/científica.
Empreendedoras
Um estudo do SEBRAE aponta que o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano passado, depois de sofrer retração nos primeiros meses com a pandemia da Covid-19. Após recuar para 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no País fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado no último trimestre de 2019, antes da pandemia.
Surreal
Uma grande rede de lojas de departamentos no Brasil postou, esta semana, a propaganda do bacalhau Gadus Morhua Miolo Parte Nobre Premium, tido como “o legítimo bacalhau do Porto”. O produto é apreciado pelos chamados consumidores nobres. O preço é um pouco destoante da realidade brasileira. A oferta é de R$ 589,90 (quinhentos e oitenta e nove reais, mais noventa centavos). Por um quilo…
Estrangeiros
Muita gente não sabe, mas, a Escola SENAI (Faculdade “Roberto Mange”), em Anápolis, tem em seu quadro de alunos, muitos estrangeiros, dentre eles, africanos e sulamericanos que, por variados motivos, estão no Brasil. Eles recebem treinamento em diferentes profissões, principalmente os cursos mais rápidos, como auxiliar de cozinha, computação, etc. São venezuelanos, haitianos, guineenses, dominicanos e outros.