Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Preocupante
Os casos de dengue no Brasil apresentaram um aumento de 95,2% em 2022, entre 02 de janeiro e 09 de abril. A elevação é em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 393.967 casos prováveis da doença. São os dados mais atualizados. O Centro-Oeste foi o destaque no levantamento, com uma taxa superior a 700 casos de dengue por 100 mil habitantes. Goiânia e Brasília contaram com o maior número de registros.
Projeto social
Depois de um mês com atuação constante, chega ao final a primeira fase do projeto “Vem e Faz”, iniciativa da Prefeitura que beneficiou a mais de 20 bairros da Região Norte, e que teve como referência a Vila Jaiara. O Gabinete Municipal prepara, agora, para anunciar o novo setor a receber o atendimento que dura, em média, um mês. O balanço da primeira fase foi altamente positivo.
Sem parar
Passado o período chuvoso, quando a ocorrência mais comum para os Bombeiros Militares é o socorro a vítimas de enchentes, inundações e deslizamentos de terras, aparece a nova demanda. Agora é o combate a focos de incêndios (acidentais e criminosos), que se multiplicam. O capim seco, os depósitos clandestinos de entulhos e outros elementos da natureza colaboram para isto. Os resultados são imprevisíveis.
Aumento na pobreza
Uma pesquisa da MB Associados e da Tendência Consultorias demonstrou que mais da metade da população brasileira está nas classes D e E com, no máximo, R$ 2,9 mil de renda domiciliar. A percepção da pobreza piorou do ano passado para este ano em 14 das 15 capitais avaliadas. O prognóstico de curto prazo também é negativo, pois a retomada econômica tende a favorecer, primeiro, as classes mais altas da população.