Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Chamada do Leão
A menos de duas semanas para o encerramento do prazo, a Receita Federal, ainda, aguarda receber quase 12 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. Segundo balanço divulgado pelo órgão, já foram entregues mais de 22 milhões de documentos. Isto representa pouco mais de 65% das 34,1 milhões de declarações esperadas. A declaração deveria ser enviada até as 23h59 do dia 31 de maio. Originalmente, o prazo seria até 29 de abril, mas a Receita Federal decidiu por prorrogá-lo.
Apoio fundamental
O Ministério Público de Goiás dará início, em junho, a um projeto especial de atuação para apoiar Promotorias de Justiça com atuação na violência doméstico/familiar contra a mulher, que estejam com sobrecarga de trabalho. A ideia é contar com a ajuda de 16 membros do MPGO para atuar em auxílio remoto em 150 autos judiciais ou inquéritos policiais de uma promotoria com sobrecarga, a ser indicada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. O apoio vai se estender pelo período de 60 dias.
Defensivos agrícolas
O Brasil é referência mundial quando o assunto é reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas – 94% das embalagens colocadas no mercado são recicladas, transformadas novamente no mesmo produto, ou, incineradas em local apropriado. A título de comparação, em 1999, 50% das embalagens vazias de defensivos agrícolas foram doadas ou vendidas sem controle, 25% foram queimadas a céu aberto, 10% deixadas ao relento e 15% abandonadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
E o anel viário?
O Governo do Estado anunciou, na semana passada, o início das obras de pavimentação da rodovia GO 221, no município de Doverlândia, com mais de 22 quilômetros. Valor do empreendimento: 58 milhões de reais. A pergunta que não quer calar é: quando será que o Governo vai anunciar a conclusão do anel viário do DAIA com dois quilômetros?