Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Carro voador
A Embraer anunciou uma parceria com a britânica BAE Systems para a formação de um novo negócio voltado ao desenvolvimento de variantes do “carro voador” (eVTOL, na sigla em inglês) especializado no setor de defesa, área em que a Embraer, também, tem tradição. As duas empresas estimam uma encomenda adicional de 150 unidades, que se somam aos 1.910 pedidos que a empresa brasileira já angariou para o modelo, que deve começar a operar a partir de 2026.
Orgulho goiano
A Universidade Federal de Goiás foi classificada entre as 30 melhores instituições de ensino do País e entre as 50 melhores da América Latina. O ranking da Times Higher Education da América Latina (THE Latam) avaliou mais de 70 universidades brasileiras e mais de duas mil na América Latina. Em 2021, a UFG ocupava a 44ª. A posição ocupada revela sua expressão internacional e reforça sua relevância no contexto educacional do País.
A Biblioteca
Entregue, esta semana, a “nova” Biblioteca Municipal “Zeca Batista”, dona de um dos maiores acervos bibliográfico e literários do Centro Oeste. Ela funciona há décadas e, durante todo esse tempo, tem sido o suporte para leitores dos mais variados estilos e fonte de consulta para estudantes de todos os níveis, inclusive com livros e artigos em Braille. Depois de anos mudando de endereço, praticamente todos improvisados, a Biblioteca ganhou sua sede própria na administração Adhemar Santillo.
Candidatos exóticos
Em tempos de eleições democráticas, surgem candidaturas atípicas, algumas folclóricas, outras exóticas. O objetivo é, angariar, de qualquer forma, a simpatia do eleitorado, seja com vestimentas nada convencionais, frases de efeito, performances engraçadas e, em alguns casos, muito extravagantes, etc., etc. Este ano não tem sido diferente: já começam a brotar os candidatos (e candidatas) que fazem tipo, ou seja, lançam mão dos mais variados recursos para que seus nomes sejam lembrados na hora do voto. A história mostra que isto dá certo há tempos. Os parlamentos estão recheados de figuras desses perfis. Quanto à produtividade e à eficácia do trabalho político, assim como resultados positivos é outra história. Alguns confundem política com humorismo, ironia, deboche e, em certos casos, palhaçada.