Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
Congresso educacional
O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG vai realizar entre 26 e 29 deste mês de setembro, o Congresso de Educação, Linguagem e Tecnologias, evento híbrido com o tema “Educação e Linguagem na contemporaneidade: urgências e insurgências”. A abertura vai ser feita pelo prof. Dr. Luiz Carlos Freitas, da Unicamp, com o tema “Os impactos das tecnologias na educação: do presencial ao digital”.
Brasileiros gordinhos
Em 2030, sete em cada dez brasileiros estarão com excesso de peso. Desses, estima-se que três serão obesos. É o que mostra um estudo publicado no último mês de julho na revista Scientific Reports. Os pesquisadores projetaram a tendência futura a partir da curva de casos de obesidade entre 2006 e 2019, com dados da plataforma Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Governo Federal. Em 2019, último ano contabilizado, a prevalência de obesidade era de 20,3%.
Projetos sociais
Dois projetos de importante alcance social são desenvolvidos pela Prefeitura de Anápolis. Um deles é o Graduação, que oferece bolsas integrais e parciais para estudantes que estejam matriculados em alguma escola privada de nível superior. As inscrições para a próxima etapa se encerram neste final de semana. O outro programa social bem conceituado é o Voluntários de Coração que, só este ano, já distribuiu quase 100 toneladas de alimentos arrecadados em promoções como o Arraiana e a Maratona 31 de Julho.
Enfermeiros
Difícil entender por que a decisão sobre o piso salarial dos enfermeiros, auxiliares de enfermagem e parteiras gera tanta polêmica no Brasil. Os ministros, deputados e senadores têm dificuldades para lidarem com assuntos dessa natureza. Bem diferente de quando eles tratam de seus próprios vencimentos. Aí, as decisões são tomadas como raios, ou, relâmpagos. Quando o povo acorda, eles já reajustaram seus ganhos. E, que reajustes…