Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor geral do jornal e portal CONTEXTO.
O novo hamburguer
O Ministério da Agricultura publicou portaria que traz o novo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade para hambúrguer produzido em estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal, como frigoríficos. Estes terão prazo de um ano para se adequarem às normas. Entre as novidades no novo regulamento estão: o hambúrguer poderá ser moldado em outros formatos mediante especificação no registro e na rotulagem do produto; o percentual máximo de gordura passa de 23% para 25% e a embalagem poderá ter a especificação do corte de carne, quando 100% da matéria-prima for proveniente do corte e, se utilizado mais de um corte cárneo na elaboração e queira indicá-los, deve constar no rótulo principal os percentuais de cada um.
Rodovias menos violentas
Uma boa notícia… De acordo com o balanço da Operação Natal 2022, divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes graves caiu 65% na comparação com 2021. O levantamento da corporação também registra queda de 82% no total de feridos e de 38% na quantidade de mortos. A operação ocorreu entre os dias 22 e 25 de dezembro e é realizada anualmente nas rodovias federais de todo o País, com o intuito de reduzir a violência no trânsito nessa época do ano.
Imposto sindical
Mesmo com o fim do imposto sindical desde 2017, a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe uma proposta para criar uma espécie de taxa negocial e substituir a contribuição sindical. Ela funcionaria assim: o sindicato realizaria uma assembleia para se decidir sobre a criação de uma taxa, onde o percentual recairia na folha de pagamentos do trabalhador. Caso a contribuição sindical volte a ser cobrada nos mesmos moldes de antigamente, o valor arrecadado pelos sindicatos pode ultrapassar os R$ 4 bilhões ao ano. A taxa equivale à cobrança de um dia trabalhado por ano do empregado.