Pequenos registros, mas não menos importantes, observados pelo jornalista e empresário Vander Lúcio Barbosa.
Barbárie

Dezenas de alunas de escolas femininas na província de Teerã (capital do Irã) foram hospitalizadas após um suposto envenenamento. Este é o mais recente ataque de uma série de acontecimentos semelhantes em outras partes daquele país, atribuídos a pessoas que são contra a escolarização de meninas. O Ministério da Saúde explicou que, com esses atos, certos indivíduos tentavam fazer com que todas as escolas, particularmente as femininas, fechassem. Os suspeitos utilizam compostos químicos disponíveis no mercado, afirmou o ministério, que descartou substâncias de uso militar.
Dinheiro recuperado

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Goiás recuperou, em quatro anos de atuação (de 2019 a 2022), R$ 323,9 milhões aos cofres do Estado. Somente em 2022, foram R$ 92.303.047,65 resgatados com o trabalho do comitê. Ele é formado por representantes do Ministério Público de Goiás, da Procuradoria-Geral do Estado e das secretarias de Estado da Economia e da Segurança Pública. E, foi criado em outubro de 2017 para integrar o trabalho das entidades que têm atribuições de combate aos crimes contra a ordem tributária e ao crime organizado ligado à sonegação fiscal.
Restaurantes populares

Anápolis vai ganhar, em breve, pelo menos, mais dois restaurantes populares. De acordo com o Prefeito Roberto Naves, que fez a divulgação, esta semana, durante solenidade na Câmara Municipal, estes restaurantes funcionarão na Avenida Pedro Ludovico (Vivian Parque) e Recanto do Sol. O do Bairro de Lourdes vai ser ampliado para acolher um maior número de pessoas. Os restaurantes populares servem refeições a preços subsidiados sem qualquer distinção de classe social.
Projeto ambiental

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado da Universidade Estadual de Goiás e alunos do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Central, em Anápolis, participaram da expedição “Araguaia Vivo” 2023. Ela começou no dia cinco de fevereiro, terminou em primeiro de março e baseou-se na coleta de amostras de biodiversidade aquática, como algas, zooplâncton, DNA-ambiental, macrófitas e peixes, e teve como objetivo propor novas estratégias de monitoramento rápido e eficiente da biodiversidade, ao longo do Rio Araguaia e alguns de seus afluentes.
Eficiência canina

Dois cães farejadores da Polícia Rodoviária Federal, em Mato Grosso do Sul, foram responsáveis pela maior apreensão de cocaína da história da corporação, em Sidrolândia, a 70 quilômetros da capital Campo Grande. A descoberta foi feita na segunda-feira (27/2), na BR-060, após abordagem a um caminhão-tanque conduzido por um homem de 44 anos. Os animais farejaram a presença da droga e, após vistoria dos agentes, foram encontrados 1,8 mil quilos da droga, avaliados em 354 milhões de reais.
Carnaval X covid

Na semana do carnaval, os índices de positividade para covid-19 tiveram alta de 20,2% em comparação com a semana anterior. O aumento decorreu, principalmente, dos festejos pré-carnavalescos e foi impulsionado pela expansão da variante XBB no Rio de Janeiro e em São Paulo, segundo levantamento da Dasa, rede de saúde privada que atua em todo o Brasil. Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, também, apontaram alta na positividade de covid-19.