Pequenos registros, mas não menos importantes, observados pelo jornalista e empresário Vander Lúcio Barbosa.
Achado macabro

A Marinha da Colômbia apreendeu um submarino improvisado que carregava drogas no oceano Pacífico, perto da costa do país, na terça-feira, dia 14. Ele levava dois homens mortos, 2,6 toneladas de cocaína e outros dois sobreviventes em más condições de saúde, segundo as forças armadas daquele país. A embarcação, que tem cerca de 15 metros, estava carregando exatos 2.643 quilos de cocaína, avaliados em cerca de 87 milhões de dólares.
Mega demissão

A empresa Meta Platforms, controladora do Facebook, anunciou que vai cortar quase 10 mil postos em sua folha de pagamentos nos próximos meses. Trata-se da segunda grande onda recente de cortes da instituição, que diz estar voltada para o ganho de eficiência, em um contexto econômico mais difícil. Serão várias rodadas de cortes de vagas, bem como o cancelamento de alguns projetos e redução do ritmo de contratações. Do que se sabe, é a maior demissão em massa de todos os tempos.
Vigilância armada

A Câmara Municipal de Anápolis promoverá, no próximo dia 27, a sessão pública de licitação do Pregão Presencial para a contratação de pessoa jurídica especializada na prestação de serviços de vigilância armada em suas instalações e de condução de veículos, mediante a utilização dos carros pertencentes à instituição. Isto, conforme características e especificações constantes no Termo de Referência, na forma e nas condições estabelecidas no edital e seus anexos, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data assinatura do contrato.
Exame desnecessário

Por recomendação do Ministério Público de Goiás, a Secretaria Municipal de Administração de Goiânia e o Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás excluíram o exame de citologia oncótica parasitária, também conhecido como Papanicolau (exame de colo do útero), da relação de exames complementares obrigatórios a serem apresentados por candidatas aprovadas em concurso público para o provimento de vagas em 15 cargos do quadro de pessoal Prefeitura da capital. O promotor Umberto Machado de Oliveira disse que a exigência do exame configura medida desproporcional e desnecessária para avaliar a aptidão das candidatas ao cargo, além de ser ilegal e ferir o princípio constitucional da isonomia e da vedação das práticas discriminatórias.
Drama sem fim

As pesadas chuvas dos últimos dias trouxeram de volta o drama de moradores de bairros e pequenas propriedades rurais na região do Distrito Agro Industrial de Anápolis que, obrigatoriamente, trafegam pela parte não pavimentada do que se convencionou chamar Anel Viário do DAIA. Na terça-feira, dia 14, foram contados mais de dez veículos, de todos os portes, atolados nas poças de água e no lamaçal formado ao longo dos pouco mais de mil metros. A revolta era geral.
Homenagens póstumas

Na solenidade de inauguração das melhorias introduzidas em suas dependências, na segunda-feira, 13, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis recebeu dezena de convidados, entre políticos, empresários e lideranças comunitárias em geral. Chamaram a atenção, as lembranças dos nomes de dois empresários anapolinos falecidos recentemente: Georges Hajjar e Luiz Medeiros Pinto, este último, ex-presidente daquela instituição. Diversos oradores fizeram essas menções.