Pequenos registros, mas não menos importantes, observados pelo jornalista e empresário Vander Lúcio Barbosa.
Mais clientes
Em um mês de operação em Goiás, a Equatorial já tem mostrado resultados positivos em sua atuação no Estado. A distribuidora aumentou em mais de 30 mil o número de clientes cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica somente no mês de janeiro, ultrapassando a marca de 400 mil cadastrados. A previsão é que este incremento injete R$ 9,4 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023. A grande expectativa fica por conta da oferta de energia com melhor qualidade aos consumidores do Estado.
Centro tecnológico
Tem-se como certo na Prefeitura que a implantação de um centro tecnológico, na região Norte da Cidade, é uma questão de honra para o atual governo municipal. De acordo com os projetos, o espaço vai abrigar grupos empresariais com tecnologia de ponta, dentro do que estabelecem as normas do empreendedorismo moderno. A informação é de que alguns entraves burocráticos forram resolvidos e que, a partir de agora, o projeto ganhará visibilidade. Até porque, alguns grupos empresariais já demonstraram interesse em implantarem suas plantas no local.
Energia solar
A geração inicial de energia solar no prédio da Assembleia Legislativa de Goiás virá de 362 placas fotovoltaicas, instaladas no ano passado na parte mais alta da edificação. As placas captam os raios emitidos pelo sol e os transformam em energia elétrica. Quando entrar em funcionamento, a miniusina deve gerar, mensalmente, 21.949 quilowatts de energia elétrica, o que vai garantir parte considerável do consumo do prédio. O sistema é parte da política de sustentabilidade do projeto de construção da sede da Assembleia.
Vereadores em ação
As sessões ordinárias da primeira semana legislativa do ano na Câmara Municipal de Anápolis, iniciada na segunda-feira, dia 06, tiveram quatro reuniões (segunda, terça, quarta e quinta feiras), ao invés de três, como determina o Regimento Interno da Casa. Para a segunda semana, que começa no dia 13, serão cinco sessões (de segunda a sexta feiras). A mudança é decorrente do recesso de Carnaval e os vereadores, de comum acordo, decidiram por estender os dois períodos, para se evitar o acúmulo de assuntos na pauta do Legislativo.
Viagens programadas
Passadas as restrições da pandemia da covid-19, o desejo, a vontade e a necessidade de viajar voltaram a crescer no País. Mais da metade dos brasileiros (53%) pretende viajar neste ano, segundo pesquisa realizada pela empresa Hibou, e 67% desejam fazer a viagem até o mês de julho. Para acompanhar essa procura, os pedidos de empréstimo para férias e viagens também cresceram. Os estados que mais registraram aumento para essa finalidade foram São Paulo e Paraná.
Remédio caro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar aprovou a inserção de quatro medicamentos ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que deverá ser seguido pelos planos de saúde. Das principais inserções, a que mais se destaca é a presença do medicamento Zolgensma, usado para tratamento de pacientes pediátricos com até seis meses de idade que sofram com Atrofia Muscular Espinhal – tipo 1. O remédio custa cerca de R$ 6,4 milhões