Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor-geral do jornal e portal CONTEXTO. (Edição 885)
Empregos no Brasil
Em 2023 o desemprego perderá fôlego no Brasil. Mas, o número de pessoas sem trabalho voltará a ficar abaixo de 10 milhões de pessoas. A previsão é da Organização Internacional do Trabalho. Passados dois anos de queda global na taxa de desemprego, a OIT prevê que 2023 irá registrar a volta do aumento dos índices. Haverá um total de 208 milhões de desempregados no mundo. Isso significa três milhões a mais de pessoas sem trabalho que em 2022, principalmente nos países ricos, e uma taxa global de 5,8%. Isso, ainda, significa que o mundo não se recuperou da pandemia da covid-19. Em 2022, a economia global contava com 16 milhões a mais de desempregados que em 2019, às vésperas da crise sanitária.
A Organização destacou que o Brasil registou um crescimento muito forte do emprego, e uma grande redução da taxa de desemprego entre 2021 e 2022. Em 2021, o número de brasileiros desempregados chegou a 14 milhões e 100 mil, cerca de 13,3% da população. Um ano depois, a redução foi importante, para 10 milhões e 300 mil brasileiros e uma taxa de 9,5%. Mas, a OIT já identificou uma perda de fôlego no crescimento do País em 2022, com um impacto em toda a região. Estima-se que a taxa voltará a cair neste ano, todavia, sem o mesmo fôlego. A previsão é de que o índice fique em 9,1%, com nove milhões e 900 mil brasileiros sem trabalho.
Erros médicos?
Uma servidora pública de 43 anos moradora em Araguaçu, Tocantins, teve parte da perna, quatro dedos da mão e todos os dedos de um pé amputados, após fazer uma cirurgia de lipoaspiração em Goiânia no começo deste mês. O médico responsável pela intervenção nega que tenha havido qualquer erro médico. O caso foi denunciado à polícia civil por Indialma Antunes de Oliveira, submetida ao procedimento em julho de 2021. A mulher sofreu uma sepse grave após a cirurgia plástica, que comprometeu a circulação e necrosou os membros dela. Por isso, ela também ingressou com ação indenizatória contra o médico e o hospital envolvidos na plástica.
No Rio de Janeiro, uma jovem de 24 anos sofreu amputação na altura do antebraço esquerdo depois de entrar em um hospital no Rio de Janeiro para dar à luz seu terceiro filho. A mulher, que preferiu não ser identificada, busca respostas sobre os motivos que levaram à retirada de sua mão dias após o nascimento da criança. Ela estava com 39 semanas de gravidez quando deu entrada no Hospital da Mulher Intermédica de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, em 9 de outubro do ano passado. No dia seguinte, o bebê nasceu de parto normal, saudável e pesando pouco mais de 3 kg. A mãe, porém, sofreu uma hemorragia e, por conta de complicações, precisou receber remédios por meio de um acesso venoso no braço esquerdo. O que está acontecendo com a medicina brasileira?
Energia limpa
Nada menos que 300 mil novos empregos devem ser gerados no Brasil este ano (2023) pelo setor de energia limpa, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Os investimentos devem girar em torno de 50 bilhões de reais ao longo do ano. Desde 2012, a fonte solar já trouxe para o Brasil mais de R$ 120,8 (120 bilhões e 800 milhões de reais) em investimentos e gerou mais de 705 mil empregos. Além disso, proporcionou 38 bilhões de reais em arrecadação de impostos para os cofres públicos. Também, evitou a emissão de 33,3 milhões de toneladas de gás carbônico com a geração de eletricidade, o que contribuiu para a preservação do meio ambiente e colaborou para o equilíbrio da questão climática.