Mais um ano se passou e, como acontece nesta época do ano, todos nós paramos para uma reflexão sobre a nossa vida, o nosso trabalho, sobre as coisas que aconteceram na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país.
É muita coisa para refletir, avaliar e tirar conclusões. Ainda mais, considerando que desde o início da pandemia, a batalha não tem sido fácil para ninguém. Para alguns, essa batalha foi muito dura, com a perda de entes queridos. Para outros, foi de superação após convivência com a doença.
Mas, apesar de tudo, temos também o que comemorar, pois a ciência fez com que a vacina para a Covid-19 chegasse, reduzindo os altos índices de contaminação, por consequinte, a frenética busca por atendimento nas unidades de saúde.
A pandemia trouxe prejuízos para muitos que tiveram de encerrar os seus negócios ou para os que perderam emprego. Mas, por outro lado, mostrou mais uma vez a capacidade do ser humano para resistir e buscar oportunidade na crise, desenvolvendo o empreendedorismo nas mais diversas formas.
O ano que passou nos mostrou também, mais uma vez, que não podemos ficar indiferentes ao problema causado com a degradação do meio ambiente, pois isso tem se refletido de forma muito nítida no comportamento do clima no planeta.
Por fim, tivemos mais um ano de muitos debates políticos. Às vezes, muito acalorados. Contudo, faz parte da democracia, desde que o debate seja respeitoso e, sobretudo, proveitoso e produtivo. 2022 será um ano de eleições gerais e, certamente, os debates serão aflorados. Então, fechou! Cada coisa a seu tempo!