Sintomas como úlceras bucais, sede excessiva e visão turva podem indicar hiperglicemia e exigem atenção médica imediata.
Feridas na boca nem sempre estão ligadas a infecções virais como o herpes. Em alguns casos, elas podem indicar que o corpo está enfrentando níveis perigosos de açúcar no sangue. Isso ocorre quando há deficiência na produção de insulina ou quando o organismo não responde corretamente aos sinais dessa substância vital.
Outros sintomas comuns
Além das lesões na cavidade bucal, altos níveis de açúcar podem provocar visão turva, pele e boca secas, sede excessiva, fraqueza e aumento da frequência urinária. Esses sinais devem ser observados com atenção, pois podem evoluir para complicações mais graves se ignorados.
Fatores que agravam
De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), fatores como estresse, queimaduras solares, consumo de café, insônia e uso de adoçantes artificiais podem contribuir para o aumento do açúcar no sangue.

Por que a boca?
Segundo a Clínica Mayo, além de feridas, sintomas como vertigem, tontura, boca seca e necessidade constante de hidratação indicam hiperglicemia. O formigamento ou fraqueza nas mãos e dedos também é um alerta, podendo até comprometer movimentos simples do dia a dia.
Cicatrização prejudicada
Níveis elevados de glicose no sangue afetam os vasos sanguíneos, reduzindo a irrigação das áreas lesionadas e dificultando a cicatrização de feridas bucais ou corporais. Isso compromete o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções sérias e prolongadas.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.