– Os 17 deputados federais eleitos por Goiás, tomaram posse no dia 1º de fevereiro, durante solenidade realizada no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. Entre eles, o anapolino Rubens Otoni (PT), para o sexto mandato consecutivo.
– A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou no dia 1º de fevereiro, a a posse dos deputados e deputadas eleitas para a 20ª legislatura. Entre os empossados, os representantes anapolinos: Amilton Filho (MDB), Antônio Gomide (PT), Coronel Adailton (PRTB, hoje SD) e Vivian Naves (PP).
– Em reportagem especial, o CONTEXTO destacou a passagem dos 50 anos de invasão à Rádio Carajá, pelo regime “linha dura. Matéria resgatou fala de Adhemar Santillo, contando que a emissora era invadida com metralhadoras para calar a “tribuna do povo”.
– Em iniciativa inédita, a Prefeitura de Anápolis realiza a Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S), um mecanismo jurídico criado pela Lei Federal nº 13.465/2017, que permite a regularização de áreas ocupadas por famílias em situação de vulnerabilidade no município e poderá entregar até 5 mil certidões.
– João de Abadiânia, ou João de Deus, como também é conhecido, sofreu mais uma condenação na Justiça, com isso, acumulando mais de 271 anos em condenações.
– A Câmara Municipal de Anápolis realizou eleição para a escolha dos novos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa. s membros titulares eleitos para o Conselho, foram: Heli Rosa (PSC), Delcimar Fortunato (Avante), Jean Carlos (União Brasil), João Feitosa (PTB) e Andreia Rezende (SD).
Leia ainda: PF investiga caso de difamação eleitoral produzida por inteligência artificial
– Fundada “aos oito dias do mês de fevereiro de 1936, na sede do Club Lítero-Recreativo Anapolino”, como assim está descrito em sua primeira “acta”, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis chegou aos seus 87 anos.
– Câmara Municipal decreta fim da “farra” de comendas e reduz de oito para uma.
– Em 2022, a produção de diversas variedades de banana em Goiás, chegou a 200 mil toneladas. Segundo o Boletim Agro em Dados, Anápolis manteve-se como o principal produtor, com cerca de 35.195 toneladas, correspondendo a 17,6%. De toda produção no estado.
– Roberto Naves anunciou decreto de Estado de Emergência em Anápolis, após temporal de 12/2, que causou muitos estragos, entre eles nas pontes das avenidas Independência, Belo Horizonte e Parque da Matinha.
– Prefeito confirma reajuste de 14,95% para os professores da rede municipal.
– O Grupo Especial de Investigação Criminal (GEIC) estourou um laboratório clandestino de medicamentos na região do setor Monte Sinais, em Anápolis. Foi constatada a existência de marcas renomadas de medicamentos que estariam sendo copiadas.
– Servidores da Câmara Municipal ganham auxílio alimentação de 300 reais.
– Uma notícia triste para o classismo em Anápolis e Goiás. Faleceu o empresário Luiz Medeiros Pinto. Medeiros foi presidente da ACIA e da FACIEG e participava de várias outras atividades. Também militou na política.
– A Câmara Municipal autorizou o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil no valor de até R$ 100 milhões. A destinação foi para obras de infraestrutura em pontos atingidos por temporal.
– O IBGE divulgou a pesquisa de Registro Civil. em 2021, Anápolis teve o registro de 3.910 óbitos, considerando o lugar de residência do falecido. No ano anterior, ou seja, em 2020, foram 2.616. Na comparação, incremento de 49,46%.
– Faleceu no dia 21 de fevereiro Dona Iris Araújo. Esposa do ex-prefeito de Goiânia, ex-governador e ex-ministro Íris Rezende. Ela também atuou na política. Foi eleita duas vezes deputada federal e uma vez senadora. Foi uma das fundadoras do MDB em Goiás.
– Durante o período do carnaval, Anápolis mais uma vez teve grande movimentação por conta dos tradicionais eventos religiosos celebrados pelas igrejas Evangélicas e Católicas, inclusive, atraindo pessoas de várias partes do país.
– Aula Magna do curso de Medicina contou com o renomado médico e também deputado federal Zacharias Calil, que teve seu nome indicado ao prêmio Nobel de Medicina.
– MPGO, através das promotorias criminais, e delegados de polícia de Anápolis se reuniram para definir estratégias para resolução de inquéritos antigos no âmbito da comarca.