O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) será descontinuado até o fim do ano letivo, de acordo com um ofício circular do Ministério da Educação.
No entanto, é importante ressaltar que o estado de Goiás não será afetado por essa decisão, uma vez que suas escolas já passaram por uma transição para o modelo de Colégios Estaduais da Polícia Militar (CEPMG).
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Estado da Educação rescindiu os Acordos de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação, levando as escolas goianas a migrarem para o novo modelo.
Essa mudança garante que as unidades educacionais do estado não sofrerão impactos decorrentes da decisão do governo federal.
Rede em Goiás
Atualmente, Goiás conta com 76 Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) em todo o estado, que englobam as antigas Escolas Cívico-Militares de Goiás (ECIMs).
A transição ocorreu no início de 2023, e essas escolas passaram a funcionar sob o modelo de colégios militares.
O primeiro CEPMG foi criado em 1998, nas instalações da Academia de Polícia Militar de Goiás, e posteriormente transferido para a sede do extinto Colégio Estadual Hugo de Carvalho Ramos.
O número de CEPMGs em Goiás vem sendo ampliado ao longo dos anos. Em maio deste ano, o Governo de Goiás anunciou a implantação de 10 novos CEPMGs em municípios como Águas Lindas de Goiás, Bela Vista de Goiás, Cristalina, Cidade Ocidental, Goiânia, Mineiros, Planaltina, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.
Parceria Seduc X PM
A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás tem sido bem-sucedida, proporcionando um ensino baseado no civismo e na cidadania, e gerando bons resultados para a educação goiana.
A Secretaria de Estado da Educação destaca que não há motivos para o encerramento da parceria ou descontinuidade dos colégios militares da rede pública estadual de ensino.
Nota de Esclarecimento do Governo de Goiás
“A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) esclarece que a decisão do Governo Federal de encerrar o Pecim não afeta o funcionamento dos CEPMGs. A secretaria reforça o sucesso da parceria com a Polícia Militar de Goiás e destaca que não há motivos para o encerramento da parceria ou descontinuidade dos colégios militares da rede pública estadual de ensino. Assinado: Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás”.
(Vander Lúcio Barbosa, com informações da SECOM/GO)