Entre as novas exigências estão a realização de exame toxicológico e a manutenção adequada dos veículos, com especial atenção aos retrovisores, cuja condição será rigorosamente fiscalizada. Dessa forma, os motoristas precisam garantir que os veículos atendam aos novos padrões estabelecidos.
Renovação CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) já aprovou as medidas que visam aumentar a segurança nas estradas e garantir que os motoristas estejam aptos a conduzir veículos com segurança. Além disso, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas profissionais, como taxistas, motoristas de aplicativo e caminhoneiros, exigirá não apenas uma prova prática, mas também uma prova teórica sobre as novas leis e regras de segurança no trânsito. Isso reflete um esforço contínuo para aprimorar os conhecimentos dos condutores.
Retrovisores
Ademais, os motoristas serão obrigados a garantir que todos os retrovisores do veículo estejam em perfeitas condições, sem rachaduras ou desalinhamentos. O descumprimento dessa norma será classificado como infração grave, com multa de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH. As novas orientações também especificam os requisitos para retrovisores de diferentes tipos de veículos, como veículos de transporte escolar, que deverão ter espelhos ajustados para garantir a visibilidade total da lateral do automóvel. Como resultado, é importante que os motoristas estejam atentos a essas mudanças.
Penalizações
Por fim, essas mudanças visam melhorar as condições de segurança no trânsito, e o não cumprimento das novas regras poderá resultar em penalizações rigorosas. Assim, os motoristas devem estar cientes das obrigações e revisar seus veículos para evitar surpresas.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: O mistério do Chester! Como surgiu a ave natalina?