Mandados estão sendo cumpridos em Goiânia, Itumbiara, Morrinhos e Cachoeira Dourada, além de Araporã (MG). Uma das ordens é para o afastamento de um agente da PRF suspeito de participar do esquema
A Polícia Federal (PF), juntamente com a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal e Ministério Público Federal (MPF) realizam, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Rota Sul que tem como objetivo cumprir medidas judiciais que interrompem ações de contrabando, descaminho e facilitação ao contrabando.
Em Goiás, segundo repassado pela PF, as buscas estão acontecendo nas cidades de Goiânia, Itumbiara, Morrinhos e Cachoeira Dourada. Além dos municípios goianos, outros mandados estão sendo cumpridos em Minas Gerais.
No momento, a ação inclui 125 policiais federais, 50 policiais rodoviários federais e 15 servidores da Receita Federal que cumprem 26 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva, uma medida cautelar de afastamento de função, três mandados de suspensão de atividade econômica de pessoas jurídicas, além de outras medidas cautelares diversas de prisão.
A Corregedoria da PRF informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de quatro agentes da corporação e, um dos policiais, também está sendo afastado das funções. De acordo com a instituição, a suspeita de envolvimento de policiais da corporação no esquema.
Os investigados poderão ser indiciados por prática de facilitação de contrabando, com pena de 3 a 8 anos de reclusão, e por contrabando, com penas de até 5 anos de prisão.
O nome Operação Rota Sul faz referência ao caminho percorrido pelos contrabandistas, que tinham como destino o sul do Estado de Goiás.
