Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede).



As imagens mostram a Companhia de Fiação e Tecelagem de Algodão, primeira grande indústria da história de Anápolis, organizada em 05 de março de 1949, sob gerência de Ítalo Naghettini. Fundada em 29 de julho de 1952, propriedade de Raimundo Vieira, Ítalo Naghettini, Achiles de Pina, Eduardo Chehab, José Abdalla e Milton de Pina, dentre outros, na sua inauguração esteve presente até o governador de São Paulo, Sr. Adhemar de Barros.
A Companhia foi inaugurada já com 3.034 fusos de tecelagem e 65 teares, com capacidade para produzir 6 mil metros diários de tecidos. Para sua inauguração, foi fundamental a construção de uma nova usina hidrelétrica na cidade, a Cachoeira Isidoro, no Rio Corumbá. Em 1958, foi vendida a um grupo empresarial chinês, sob comando de Hsuen Iwg Yin e passou a ser denominada de Anatex Indústria Têxtil e em 1972, com a falência do grupo, foi adquirida pela Vicunha Indústrias Reunidas.
Diplomados têm desconto e matrícula gratuita no EAD da UniEVANGÉLICA
Observe na foto que haviam crianças trabalhando na indústria e acidentes de trabalho eram comuns. Infelizmente, a indústria não superou a guerra fiscal entre os estados e a concorrência de produtos chineses e encerrou suas atividades na cidade em janeiro de 1998, encerrando um ciclo na cidade e, principalmente, na Vila Jayara
(Fotos de autor desconhecido, acervo da Biblioteca do IBGE)