Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

Com a chegada da Base Aérea, inaugurada em 1972, a cidade começou seu processo de expansão para a região da saída para Corumbá e nesta imagem é possível ver o novo bairro Jardim das Américas com suas recém-abertas vias. O Colégio Couto Magalhães se destaca, bem como a Vila dos Oficiais da Aeronáutica. Já a Av. Brasil Norte, na parte inferior esquerda, tem apenas uma via sem asfalto e praticamente ainda não está aberta ao trânsito. =

O processo de expansão para a região que leva à Base Aérea continua e na foto podemos ver a recém aberta Av. Brasil Norte, que nesta época ainda chegava apenas até a atual Av. Fayad Hanna, onde hoje temos o Viaduto Nelson Mandela. À esquerda temos a área do atual Terminal Rodoviário e do lado direito vemos, ao fundo, a Igreja Santana. O processo de expansão da Avenida Brasil Norte, do atual viaduto Nelson Mandela, até a BR-153, só terá continuidade a partir de 1982, quando a via é completada.
Portal da Transparência de Anápolis ganha projeção em Goiás