Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

A Rua Barão do Rio Branco é uma das mais antigas vias da cidade, tendo surgido no início da década de 1910 quando surgiu a atual Praça Bom Jesus. Antigamente denominada de Travessa Barão do Rio Branco, se tornou uma das mais importantes vias com o crescimento da cidade para a “parte alta”, no que hoje constitui a região central. Na imagem, vemos a antiga Agência Ford, à esquerda, de propriedade de Jonas Duarte e que se transformou, na década de 1960, na Ford Alfer. Do lado direito, temos a agência do Banco da Lavoura, onde hoje está o edifício Banlavoura, na esquina com a Praça Bom Jesus

A atual Rua Manoel D´Abadia surgiu no fim da década de 1870 com o nome de Rua de São Pedro e se tornou uma das mais importantes vias, inclusive passando a se chamar de Rua Comercial ainda no final do século. A foto mostra, do lado esquerdo, a residência do Dr. Bonfim D´Abadia, filho do ex-prefeito, empresário e fazendeiro que é homenageado com seu nome na rua desde 01 de dezembro de 1950.
Proposta prevê modernização dos cartórios de registro público