Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

A praça Bom Jesus surgiu aproximadamente em 1913, com o nome de Largo Novo, após o Padre Henrique Isquierdo assumir a tradicional novena do Bom Jesus da Lapa, realizada tradicionalmente na Rua Nova (atual 7 de Setembro) pela Dona Maria Tereza de Jesus, conhecida como Dona Terezona. Essa senhora havia ganhado um manto com a imagem do Bom Jesus dos amigos da Bahia e a novena atraia muitos moradores para sua casa. Padre Henrique começa a construção da nova capela e assume a novena, que se transforma na Festa do Bom Jesus da Lapa, que atraia milhares de romeiros de todo o estado. A pequena capela é demolida após alguns anos e tem-se o início da construção da atual igreja já no início dos anos 1930, que é transformada em paróquia em 1935 e em sede da Diocese de Anápolis em 1966. A foto é de 1979 e de autoria da Edicard, publicada originalmente em formato cartão postal, fazendo parte do meu acervo.

A Praça 31 de Julho surgiu com a construção do Palácio de Santana, no início da década de 1970. O Palácio foi construído originalmente para abrigar a sede do poder executivo, que para lá se mudou em 28 de janeiro de 1973, depois de ocupar o prédio da Praça Bom Jesus desde o início da década de 1940. Já a praça que orna o entorno do Palácio foi nomeada como Praça 31 de Julho apenas em 10 de julho de 1975. Entretanto, o tamanho acanhado levou adiante a ideia, surgida em 1967, de se construir uma sede maior, que originou no atual Centro Administrativo e Teatro Municipal, que foi inaugurado no fim de 1983 pelo prefeito Wolney Martins, após vários anos em construção. A foto é de 1977 e de autoria da Edicard, publicada originalmente em formato cartão postal, fazendo parte do meu acervo.