VERSÃO FLIP
domingo, 22 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 22 de fevereiro, 2026
Contexto

Futuro prefeito terá pela frente o desfio das águas

de Nilton Pereira
29 de novembro de 2020
em ELEIÇÕES 2020
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
água piancó

Especial/Nilton Pereira

Um dos maiores (se não o maior) enfrentamentos que aguardam a definição do futuro prefeito de Anápolis (toma posse em 1º de janeiro) – seja Roberto Naves, na condição de reeleito, ou, Antônio Gomide, de retorno ao comando político/administrativo do Município, é, indiscutivelmente, no setor hídrico. Um deles, de caráter natural, é o combate aos estragos provocados pelas enxurradas, que além de danificarem o piso asfáltico na região urbana, ainda causam danos consideráveis com a formação de voçorocas, crateras e outros comprometimentos na infraestrutura, o que compromete (e muito) o sistema viário. Isto, sem contar os casos frequentes e repetitivos de inundações e enchentes nas partes mais baixas da Cidade. Tal situação, além de aborrecimentos e danos materiais de todas as montas, é responsável, também, por perdas humanas, casos e fatos registrados ao longo dos últimos anos.

O comprometimento das redes de captação de águas pluviais, segundo levantamentos oficiais, é quase que total. A maior parte da canalização que, a princípio, seria destinada a captar a água das chuvas e darem a ela a destinação correta, se acha entupida, encalhada e sem qualquer utilidade prática. Há quem diga que a maior parte, principalmente na região mais central (cidade antiga) está irreversivelmente condenada e que a situação somente se resolveria com a abertura de novas valas e a colocação de nova tubulação. Obra gigantesca e de alto custo, inviável nos dias de hoje, dada a situação econômico/financeira da Prefeitura.

Defende-se, ainda, além da desobstrução das galerias, o desenvolvimento de uma ampla campanha educativa para que a população colabore e não descarte resíduos sólidos (garrafas pet; latas de bebidas; vidros; madeiras, borrachas e outros produtos que, inegavelmente, obstruem as galerias) para que não se perca o trabalho e se desperdicem verbas, como ocorre atualmente.

O desafio maior

Mas, em que pese a importância de se estabelecer, em Anápolis, um projeto de combate aos danos causados pelas águas pluviais, a maior demanda (na visão da maioria da população) é a garantia de fornecimento de água tratada nos domicílios da Cidade. Este é um desafio que atravessa décadas, não tendo, até hoje, o estabelecimento de parâmetros. Vários foram os governadores do Estado vários foram os prefeitos que estiveram frente a frente com esta situação, que teima em persistir. Na última década, a tensão se agravou, pois milhares de residências e estabelecimentos econômicos (comércio, indústria e prestação de serviços) ficaram privados de um fornecimento regular. As perdas foram inestimáveis, tanto economicamente falando, quanto do ponto de vista de cidadania.

Historicamente, registra-se que o último grande impulso dado na política de água potável e tratamento de esgoto em Anápolis, praticamente, se perdeu no tempo. Desde que a antiga SUMSAN (Superintendência Municipal de Saneamento) gerida pela Prefeitura, foi cooptada pela SANEAGO, com a captação de água sendo transferida da Represa Fanstone (onde hoje é o Parque “Onofre Quinan”) para o Ribeirão Piancó, isto na década de 70, a rigor, desenvolveu-se, somente, um plano anterior que era de dotar a Cidade com o fornecimento de água potável com boa qualidade e em quantidade suficiente, até 1975. De lá para cá, entretanto, foram poucos (ou razoáveis) os investimentos. Depois disso, na década de 80 (Governo Henrique Santillo), a SANEAGO desenvolveu seu maior investimento em Anápolis, mas, na área da coleta e tratamento de esgotos sanitários. Na ocasião, a Cidade se tornou uma da poucas comunidades brasileiras com a cobertura quase que de 100 por cento nesta questão ambiental. Também, ficou nisso e, nos anos seguintes, foram poucas as aplicações de recursos em obras de saneamento.

Insustentável

De ponto de vista técnico, nos últimos anos, a situação se tornou, praticamente, insustentável. Em que pese a necessidade, urgente, de se aumentar a oferta de água tratada (a cidade tem ramais de distribuição em, praticamente, todos os setores. O que falta é a água nas torneiras) por causa do crescimento urbano, com milhares de novas edificações surgindo a cada ano, a capacidade de distribuição é limitada. Para se ter uma ideia, hoje é inviável a edificação de condomínios (horizontais ou, verticais) com mais de 20 unidades na Cidade. A SANEAGO não fornece o AVTO (Atestado de Viabilidade Técnico Operacional), a não ser que o empreendedor perfure, com recursos próprios, poços artesianos e os doe para a Empresa administrar, e, cobrar pelo serviço.

Nos últimos anos, também, o desafio das águas (principalmente a potável) passou a ser referência nas discussões político/partidárias, deixando de lado o foco mais técnico. O último grande debate ficou por contra da renovação do contrato de exploração do serviço entre a Prefeitura e a SANEAGO, três anos antes de seu vencimento. Correntes acusam ser uma medida intempestiva. Outras entendem que, se não houvesse tal renovação, a Empresa ficaria reticente em fazer altos investimentos na Cidade. Este assunto, por sinal, ocupou grandes espaços nas recentes campanhas políticas na disputa pela Prefeitura. Praticamente todos os candidatos anunciaram planos, projetos e ideias para solucionarem o problema. Assim sendo, ou Antônio Gomide (PT), ou Roberto Naves (PP) – os dois finalistas -, será o protagonista do próximo capítulo de uma grande novela em que ambos já figuraram na condição de prefeitos de Anápolis. Por certo, a comunidade anapolina aguarda um final feliz. E, que não seja tão demorado.

Rótulos: destaque

Mais Artigos

Titulos de eleitor cancelados em Anápolis

Mais de 46 mil anapolinos tiveram títulos eleitorais cancelados

de Claudius Brito
8 de junho de 2021
0

A Justiça Eleitoral divulgou o balanço dos títulos cancelados e suspensos. Em Goiás, foram 792.471 cancelamentos e 37.763 suspensões. Já...

Imagem Ilustrativa (Reprodução/ Internet)

Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições termina nesta quinta-feira, 28

de Redação
28 de janeiro de 2021
0

TSE recomenda que a justificativa seja feita pelo aplicativo e-Título

justifica voto

Eleitor tem até o dia 14 para justificar ausência no 1º turno

de Redação
11 de janeiro de 2021
0

O eleitor que não votou no 1º turno poderá justificar sua ausência até 14 de janeiro de 2021, já quem...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa/Reprodução

    Programa federal destina 100 casas à zona rural de Anápolis; inscrições estão abertas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça em Anápolis aplica “Maria da Penha” e concede proteção a homem após fim de relação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Performance no Goianão garante à Anapolina calendário nacional para 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inscrições para seleção de Analistas de Esporte em Anápolis encerram no dia 20

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mpox: conheça os sinais e sintomas e como se pega a doença

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui