VERSÃO FLIP
sexta-feira, 23 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 23 de janeiro, 2026
Contexto

Goiás tem cerca de 1,3 milhão de pessoas na informalidade, aponta pesquisa

de Redação
2 de setembro de 2021
em Emprego
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Pesquisa do IBGE também revela que a taxa de desocupação, no primeiro trimestre deste ano, é de 12,4%, menor que a taxa nacional, de 14,1%

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (PNAD Contínua), a taxa de desocupação em Goiás foi de 12,4% no segundo trimestre de 2021, indicando estabilidade em relação ao trimestre imediatamente anterior (13,5%) e em relação ao mesmo trimestre de 2020.

Em números absolutos, o valor representa 447 mil desocupados no estado entre os meses de abril e junho. A taxa estadual foi 1,7 ponto percentual menor que a nacional (14,1%), com isso Goiás se posicionou como o oitavo estado com a menor taxa de desocupação do país.

A pesquisa averiguou que Goiás possuía 3,61 milhões de pessoas na força de trabalho no trimestre em questão. A força de trabalho é composta pelos ocupados (incluindo subocupados por insuficiência de horas) e desocupados. Já a taxa de desocupação é o percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho durante o período analisado.

Duas pessoas são presas suspeitas de extorsão com chantagem pornográfica

A taxa de informalidade permaneceu estável em Goiás no primeiro trimestre de 2021 quando comparada com o trimestre imediatamente anterior. A quantidade de trabalhadores dessa categoria foi estimada em 1,32 milhão de pessoas, o que representava 41,7% da população ocupada, enquanto o estimado no trimestre anterior foi de 1,27 milhão de pessoas (40,9% da população ocupada). Assim, Goiás fica acima da taxa média nacional que foi de 40,6% para o segundo trimestre de 2021.

A taxa de informalidade considera as seguintes categorias: empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada; empregados domésticos sem carteira de trabalho assinada; empregadores sem registro no CNPJ; trabalhadores por conta própria sem registro no CNPJ; trabalhadores familiares auxiliares.

Emprego formal

O emprego formal também registrou estabilidade na comparação entre primeiro trimestre de 2021 e segundo trimestre de 2021. O setor privado registrou aumento de 23 mil trabalhadores com carteira assinada frente ao trimestre de janeiro a março de 2021, enquanto os trabalhadores domésticos com carteira assinada aumentaram em 1 mil empregados. Na mesma comparação, houve perda de 3 mil empregadores com CNPJ e aumento 7 mil empregados do setor público com carteira assinada. Já a categoria dos trabalhadores por conta própria com CNPJ teve redução de 9 mil trabalhadores. No total, cerca de 3,17 milhões de pessoas estavam ocupadas no período analisado pela pesquisa.

A taxa de subutilização da força de trabalho em Goiás foi de 21,1%, indicando estabilidade em relação ao trimestre imediatamente anterior (22,4%) e diminuição em relação ao mesmo trimestre de 2020 (24,6%).

No segundo trimestre de 2021 havia 803 mil pessoas em uma das seguintes condições: subocupadas por insuficiência de horas, desocupadas, indisponíveis ou desalentadas. Trata-se de 48 mil pessoas a menos do que no primeiro trimestre de 2021 e 137 mil a menos do que no segundo trimestre de 2020.

Em comparação com o trimestre imediatamente anterior, Goiás apresentou estabilidade no número de trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas, saindo de 157 mil para 162 mil pessoas. Essa categoria abrange a parcela dos ocupados que, na semana de referência, trabalharam menos de 40 horas e apresentaram disponibilidade e interesse em trabalhar mais. Ou seja, são pessoas que, apesar de estarem inseridas no mercado de trabalho, encontram-se subutilizadas na informalidade.

Já a força de trabalho potencial, que é composta pelos desalentados e indisponíveis, decresceu 43,8% em relação ao mesmo período de 2020. De abril a junho de 2021, havia 194 mil pessoas neste grupo, 81 mil desalentados e 113 mil indisponíveis, enquanto no 2º trimestre de 2020 eram 345 mil na força de trabalho potencial, sendo 118 mil desalentados e 227 mil indisponíveis.

Informação

Em relação aos grupamentos de atividades no trabalho principal, a pesquisa registrou estabilidade em todos os grupamentos entre o segundo e o primeiro trimestre de 2021. Entretanto, houve variação significativa na comparação com o mesmo período do ano anterior para os trabalhadores de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (25,6%), passando de 288 mil para 362 mil pessoas.

Sobre a PNAD

A pesquisa visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.

Para atender a tais objetivos, a pesquisa foi planejada para produzir indicadores trimestrais sobre a força de trabalho e indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes (como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e da comunicação etc.), investigados em um trimestre específico ou aplicados em uma parte da amostra a cada trimestre e acumulados para gerar resultados anuais, sendo produzidos, também, com periodicidade variável, indicadores sobre outros temas suplementares.

Rótulos: capaDesocupaçãoempregoEmprego InformalgoiásInformalidadePNAD

Mais Artigos

Foto: Paulo de Tarso

Quebec Ambiental abre vagas de emprego em Anápolis

de Anna Rhaissa
15 de janeiro de 2026
0

A empresa Quebec Ambiental está com oportunidades de trabalho abertas em Anápolis. As vagas são destinadas a profissionais que desejam...

Villefort Anápolis. Omagem: Reprodução

Atacadista abre 100 vagas com contratação imediata em Anápolis

de Anna Rhaissa
15 de janeiro de 2026
0

Prefeitura de Anápolis realizará workshop em parceria com Villefort Atacado para capacitação e entrevistas

Brainfarma Anápolis. Imagem: Reprodução

Brainfarma realiza seleção presencial de 250 vagas em Anápolis

de Anna Rhaissa
8 de janeiro de 2026
0

A seleção será realizada no dia 14 de janeiro e abrange diversas funções produtivas e logísticas A Brainfarma, uma das...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

    Um chamado à ação coletiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Internet, chamadas e SMS não terão cobrança extra com o fim do roaming no Mercosul

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Policlínica: obra “republicana” que vai mudar estrutura da saúde em Anápolis. Veja imagens!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rubra lamenta perda de ídolo década de 80 e segue com campanha no Goianão

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui