Operação Cerrado Vivo
A Operação Cerrado Vivo é uma iniciativa conjunta do CBMGO com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), voltada para a prevenção e combate a incêndios florestais. Segundo o Tenente-Coronel Martins, o objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo treinamentos e palestras às comunidades, além de uma força-tarefa dedicada ao combate de incêndios em todo o estado.
Leia também: Saúde alerta população: calor, fumaça e baixa umidade exigem cuidados
A operação conta com 46 viaturas equipadas com capacidade de 600 litros de água e sopradores. Cada veículo tem dois militares, totalizando 96 bombeiros espalhados pelo estado. Durante o período mais crítico, de julho a novembro, unidades avançadas são mantidas em Cavalcante e Alto Paraíso, com oito militares e duas viaturas em cada localidade.
A fase de planejamento e prevenção ocorre de janeiro a junho, quando o CBMGO ministra palestras em escolas e sindicatos rurais. Proprietários e funcionários de propriedades rurais também podem ser treinados para atuar na prevenção e controle de incêndios.
Como você pode ajudar?
- Evite acender fogueiras ou soltar balões.
- Não jogue bitucas de cigarro na vegetação.
- Denuncie focos de incêndio às autoridades competentes.
- Em caso de emergência, ligue 193.