VERSÃO FLIP
quinta-feira, 26 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 26 de junho, 2025
Contexto

Goiás pode sediar maior evento de tecnologia do mundo

de José Aurélio Soares
1 de novembro de 2021
em Tecnologia
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Disputa por sediar versão latino-americana doWeb Summit envolve, além de Goiânia, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília

Nos próximos dias 1º a 4 de novembro, a capital portuguesa se transformará no maior palco de inovação do mundo ao sediar o Web Summit. O evento, que envolve 40 mil pessoas de todo o mundo interessadas em se conectar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e inovação.

Uma comitiva goiana de quase 50 pessoas, organizada pelo Sebrae Goiás, além de outras entidades como Acieg, Sebrae, Senar/Faeg, Fecomércio e Universidade Federal de Goiás vai viajar até lá com a missão de trazer a próxima edição desse evento para Goiás.

Dentre os participantes está o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que também é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, e que se une ao grupo a convite da entidade.

Para isso, o Estado concorrerá com outros dois entes da federação que já manifestaram interesse em sediar o evento: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

Para apresentar o potencial de Goiás, Adriano da Rocha Lima já tem agendada reunião com o CEO do Web Summit Portugal, Artur Alves Pereira, junto ao filho do presidente de Portugal, Nuno Rebelo de Sousa, nesta segunda-feira (1º/11).

O Web Summit é considerado a maior e mais importante conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo, além de contar com diversas visitas técnicas focadas em networking e oportunidades de negócios em uma das mais vibrantes startups-cities da Europa. Atualmente, ele é sediado, além de Lisboa, em Tóquio (Japão), em Toronto (Canadá) e em Hong Kong (China).

“Vamos mostrar como Goiás se tornou referência em inovação nos últimos anos, ao criarmos o primeiro Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da América Latina, e termos o primeiro curso de Inteligência Artificial do país, oferecido pela Universidade Federal de Goiás. Além disso, estão em andamento inúmeros outros projetos sendo realizados nas Escolas de Futuro, nos Colégios Tecnológicos e demais ambientes de inovação, o que nos tem permitido manter um ecossistema propício para receber um evento dessa magnitude”, explica o titular da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG).

A agenda oficial do secretário envolve ainda reunião com a cúpula da EDP, multinacional Portuguesa que adquiriu a Celg Transmissão em recente leilão promovido na B4. Na ocasião, a estatal goiana foi arrematada com ágio de 80,10%, tendo conquistado no dia do pregão o valor de R$ 1,977 bilhão.

Outra parte do trabalho institucional do secretário-geral será buscar potenciais parcerias e projetos que possam ser desenvolvidos nos ambientes de inovação mantidos pelo Governo de Goiás. “Teremos um estande brasileiro dentro da conferência, e isso nos permite marcar presença e mostrar como Goiás está inserido no ecossistema mundial da inovação”, pontuou.

Agenda

A missão goiana chega a Lisboa neste domingo (31/10) e já realiza uma visita técnica a New School of Business and Economics – Nova Escola de Negócios e Economia – para conhecer o programa de empreendedorismo local.

Na manhã seguinte (1º/11), o grupo participa de palestras sobre ecossistemas de empreendedorismo em solo europeu e inovação colaborativa, na United Lisbon Internacional Education – Escola Internacional de Educação de Lisboa.

No período da tarde, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, dedica-se à audiência com Nuno Rebelo de Sousa, filho do presidente de Portugal, e com o CEO da Web Summit, Artur Alves Pereira. Em seguida, ele será recebido pela cúpula da EDP para tratar sobre investimentos em energia renovável.

Na terça, quarta e quinta-feira (2, 3 e 4) a comitiva acompanha as palestras oferecidas na conferência mundial Web Summit. Para sexta-feira (5/11) está agendada uma visita técnica ao Centro de Investigação para o Conhecimento, da Fundação Champalimaud, além de reunião com a EDP para mostrar as potencialidades de Goiás na geração de energia renovável.

E no sábado (6/11), a expedição será encerrada com uma visita guiada ao centro empresarial Taguspark, seguida de uma audiência com o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Afonso Morais.

Com informações da Secretaria-Geral da Governadoria – Governo de Goiás

Rótulos: destaquetecnologia

Mais Artigos

Esses equipamentos de alto desempenho — equipados com chips Blackwell B200, os mais avançados da Nvidia — começam a operar no segundo semestre.  Imagem: Divulgação

Goiás abriga primeiros supercomputadores de IA e se consolida como polo tecnológico

de Anna Rhaissa
9 de junho de 2025
0

Parceria entre universidade, governo e empresas atrai supercomputadores da Nvidia e já impacta milhões de brasileiros Reconhecimento internacional O grupo...

Chatbot IPVA

Assistente virtual no WhatsApp ajuda tirar dúvidas acerca do IPVA

de Redação
29 de abril de 2025
0

Em pouco mais de um ano e meio de funcionamento, a assistente virtual Alice, da Secretaria da Economia, já auxiliou...

Todas as quase 60 antenas instaladas no município pelas diversas operadoras são capazes de transmitir o 5G puro, a partir da liberação da Anatel. Imagem: Reprodução

Anápolis está no grupo das 18% das cidades brasileiras com 5G puro

de Anna Rhaissa
6 de dezembro de 2024
0

O município se destaca pela inovação em conectividade, consolidando-se como referência tecnológica no Brasil. Anápolis se junta ao seleto grupo...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábrica da multinacional Kingspan Isoeste em Anápolis. Foto: Reprodução

    Isoeste inaugura sua maior fábrica na América Latina no Paraguai

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Décimo F-39 Gripen chega à Base Aérea de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Médico e empresário Paulo Augusto Sousa morre aos 74 anos 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Somos do bem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Entenda por que os judeus são ricos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui