De acordo com um recente levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado goiano representa aproximadamente 4,5% de toda a capacidade instalada desse tipo de energia no país.
Atualmente, Goiás conta com mais de 108 mil conexões operacionais distribuídas em 246 municípios, abrangendo a totalidade das localidades. Mais de 136 mil consumidores já desfrutam dos benefícios da energia solar, como redução na conta de luz, autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a geração própria de energia solar tem sido um catalisador de investimentos em Goiás, totalizando mais de R$ 6,2 bilhões. Além disso, essa indústria gerou mais de 38 mil empregos e contribuiu com mais de R$ 100 milhões em arrecadação para os cofres públicos.
Francisco Maiello, coordenador estadual da ABSOLAR em Goiás, destaca o estado como um polo de desenvolvimento para a energia solar, tanto em usinas fotovoltaicas quanto em pequenos sistemas instalados pelos próprios consumidores. Ele ressalta ainda o potencial dessa fonte de energia para impulsionar a economia local, atrair investimentos privados e contribuir para a luta contra as mudanças climáticas.
Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, enfatiza que o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e a posição internacional do Brasil. Ele também destaca o impacto positivo dessa fonte de energia na vida das famílias, na competitividade dos setores produtivos e em programas sociais importantes, como o Minha Casa Minha Vida e o Luz para Todos.