O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) tem chances reais de vencer as eleições no primeiro turno, caso o cenário atual se mantenha até outubro. Após o afunilamento das pré-candidaturas, com desistências e confirmações de nomes, e mesmo após a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à cidade, o cenário permanece favorável ao deputado estadual.
Em pesquisa realizada entre os dias 9 e 11 de julho de 2024, o pré-candidato Antônio Gomide aparece com 42,1% dos votos. Márcio Correa, do PL, é o segundo com 29,5%. Na terceira colocação está o ex-deputado estadual José de Lima (PMB), com 5,7%.
A ex-secretária de Educação de Roberto Naves, Eerizânia Freitas (UB) aparece na quarta posição, com 2,7%. Fecha o quadro de pré-candidato o tucano Hélio Lopes (PSDB), com 1,3%.
Os demais nomes, Mariane Stival, que já desistiu de ser pré-candidata pelo PDT, Lisieux Borges (PSB) e Kim Abrahão (PSD), não chegam a um por cento das intenções de voto.
A somatória dos adversários de Antônio Gomide chega a 39,2%. Como a margem de erro da Serpes é de 5% para mais ou para menos, é possível afirmar que o ex-prefeito de Anápolis tem chances reais de retornar à Prefeitura ainda no primeiro turno das eleições.
O Instituto Serpes foi contratado pelo Jornal Contexto e ouviu 601 eleitores. Possui Nível de Confiança de 95% e margem de Erro Amostral Máxima de 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. A pesquisa está registrada no TRE com o número GO-07075/2024.
Vantagem permanece também nas simulações de 2º turno
Questionado em qual candidato votaria num eventual segundo turno, os entrevistados anapolinos deram as seguintes respostas quando submetidos aos seguintes cenários. Quando o embate é entre Antônio Gomide e Eerizânia o resultado fica 51,97% contra 19,02%, tendo 12,3% de indecisos e nulos com 16,72.
Já se o adversário de Gomide for Márcio Correa, o cenário também é de vantagem para o deputado estadual que marca 47,38% contra 34,26% do odontólogo. Os nulos são 9,67% e indecisos são 8,69%.
Já em um terceiro cenário hipotético sem Gomide, Márcio Correa venceria Eerizânia. Ele teria 47,1% e ela, 14,6%. Neste caso, há um aumento significativo de votos nulos, com 20,5%. Os indecisos seriam 17,8%.
Veja também os indicadores de rejeição apontados na pesquisa de intenção de votos
Serpes e mais quatro institutos têm resultados semelhantes com vantagem para ex-prefeito
A semana em Anápolis foi atravessada por manchetes trazendo números de pesquisas de intenção de voto. Os mais diversos institutos de Anápolis, de Goiânia e até mesmo de alcance nacional estiveram com seus pesquisadores nas ruas da cidade.
As pesquisas foram divulgadas por diversos veículos de comunicação, como o Jornal Opção (Opção Pesquisas), Instituto Voga (O Anápolis), Exata (JM Serviços), e Paraná Pesquisas (encomendada pelo PL, partido de Márcio Correa e divulgada com exclusividade pelo portal Viva Anápolis), que também disponibilizaram seus respectivos registros e dados técnicos que permitem a veiculação dos dados apresentados.
Em todas elas, a tônica é a mesma com vantagem do nome mais conhecido da população, o do ex-prefeito Antônio Gomide. Em segundo lugar de todas elas, também está o mesmo nome, o empresário e odontólogo Márcio Correa. A partir da terceira posição há uma variação de nomes, todos dentro das margens de erro e bem distantes do pelotão principal de pré-candidatos.
Mais números
O Instituto Voga realizou pesquisa para o Portal O Anápolis e nela o atual deputado estadual anapolino tem 43% das intenções de voto, enquanto Márcio Correa pontua 28,13%, ou seja, uma diferença de 14,87%.
Na Opção Pesquisas, Gomide tem o desempenho mais acanhado, com 38,3% das intenções de voto, segundo o instituto. Márcio Correa aparece com 32,5%. Neste levantamento está, inclusive, o melhor desempenho do candidato do PL em todas os quadros analisados e publicados.
Encomendada pelo partido de Márcio, Paraná Pesquisas dá vitória a Gomide
Com renome nacional, o Instituto Paraná Pesquisas chega à cidade para sua terceira rodada de pesquisas, sendo a segunda delas neste ano eleitoral, já que a anterior foi em agosto de 2023. Uma curiosidade sobre a aferição é que o contratante do instituto foi o próprio PL, através de sua direção nacional.
Na pesquisa do partido de um dos pré-candidatos, Antônio Gomide tem um dos melhores desempenhos, com indicativo de vitória no primeiro turno. Ele marca 44,8% das intenções de voto, enquanto Márcio Correa, mesmo subindo consideravelmente em relação à rodada anterior, fica com 32,9%.
A somatória dos demais nomes com o percentual de Correa é inferior a Gomide, sinalizando possibilidade de vitória do ex-prefeito no primeiro turno.
Já a Exata Pesquisas, registrada no TRE sob o número GO-05421/2024 traz Antônio Gomide à frente dos demais postulantes, com 43,04%. Em segundo está Márcio Correa, com 28,55%. Na terceira posição, está a ex-secretária municipal Eerizânia Freitas, com 9,04%. Ela é seguida por José de Lima que chega a 3,16%.
Completam o quadro Hélio Lopes (2,3%), Kim Abrahão (0,86%) e Lisieux Borges (0,43%).
A Exata Pesquisas foi às ruas entre 14 e 16 de julho e ouviu 600 pessoas. Com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%.
Gomide e Márcio: tendência de polarização na pré-campanha
Confira as pesquisas divulgadas nesta semana em Anápolis*
*resultados dos dois primeiros colocados. Para saber os números dos demais pré-candidatos, acesse à publicação das empresas contratantes, com todos os dados técnicos.