Até 2030, a intenção é reduzir em 50% o número de feridos e mortos nas vias do país. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (18), durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, que vai até 25 de setembro.
“Vamos cobrar dos municípios, mas também vamos premiar aqueles que atingirem as metas”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Leia também: Dois lados da balança (comercial) de Goiás: Anápolis e Rio Verde
De forma inédita, a Senatran vai cobrar as metas dos municípios, dar transparência aos números regionais e premiar as boas iniciativas.
O andamento das ações será acompanhado por meio do programa Monitora Pnatrans, lançado em julho passado para monitorar os resultados obtidos pelo Governo Federal e verificar a conformidade das obrigações assumidas pelos órgãos locais.
Concentração
Segundo levantamento da Senatran, quase 80% das mortes registradas no trânsito em todo o Brasil estão concentradas em cerca de 20% dos municípios brasileiros – são quase 1,2 mil cidades em sua maioria com mais de 30 mil habitantes.
No auxílio aos órgãos locais de trânsito, a secretaria vai também atuar como consultora de projetos, apresentando as melhores práticas no setor.
Consulta
Ao mesmo tempo, o Governo Federal pretende colocar em consulta pública, até o fim do ano, uma nova versão do Pnatrans, com foco na maior participação dos municípios na elaboração de diretrizes; ampliação da transparência e do acesso aos dados nacionais, bem como na definição de metas locais no universo das localidades que concentram o maior número de ocorrências.
As cidades médias, sobretudo aquelas consideradas centro regionais, estarão no foco de atuação da Senatran, além dos municípios nos quais a situação socioeconômica estimula o uso de motocicletas.
Saiba mais
- Quando acontece a Semana Nacional de Trânsito?
Estabelecida em 1997 pelo artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. A intenção é promover um trânsito mais seguro por meio da conscientização de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres.
- Qual é o tema da atual edição da Semana Nacional de Trânsito?
“No trânsito, escolha a vida”, enfatizando a importância do comportamento responsável nas vias, seja na direção de um carro, motocicleta, bicicleta ou mesmo a pé.
Assessoria Especial de Comunicação- Ministério dos Transportes
Comentários 1