A Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou na última quarta-feira,19, mais um boletim de acompanhamento da gripe Influenza A (H1N1) em Goiás. Os números revelam que Goiânia ainda é a cidade com maior número de notificações e também de casos confirmados da doença. Em segundo lugar vem Anápolis, entretanto, sem maiores alterações no quadro “diagnosticado” na semana anterior.
Segundo a SES, Goiânia tinha 91 notificações no boletim divulgado dia 12. Sendo que desse total, 18 casos sob suspeita, 13 confirmados por laboratório e 46 descartados. No último boletim, o número de notificações caiu para 77. Os casos confirmados em laboratório para 13, os descartados para 46 e os suspeitos para 18.
Em Anápolis, o boletim do dia 12 continha 22 notificações, sendo 3 casos confirmados da nova gripe, 16 descartados e 2 suspeitos. Houve aumento de um caso suspeito e, portanto, também uma notificação a mais no boletim do último dia 19.
Outras cidades que aparecem com casos confirmados em laboratório, são: Caldas Novas (1), Corumbá de Goiás (1), Inhumas (1), Luziânia (1) e Piracanjuba (1). O total de casos confirmados é de 29, contando os importados: Florianópolis-SC (3) e Estados Unidos (3). O número de casos suspeitos no estado é de 52 e o total de notificações é de 159. Ao todo, 78 casos foram descartados.
De acordo com a estatística da SES, dos 29 casos confirmados da gripe Influenza A (H1N1) em Goiás, a maior prevalência é em pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos (13 casos) e de 10 a 19 anos (7 casos). Em relação ao sexo, a prevalência maior é entre as mulheres com 16 casos. 13homens estão entre os casos confirmados.
Papanicolau será trocado por exame de DNA-HPV na rede pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) substituirá o Papanicolau pelo exame de DNA-HPV para detectar o câncer de colo do...