Um grupo de doutorandos e bacharelados da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram de uma visita técnica ao Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec).
Em mais uma iniciativa para fomentar o conhecimento e promover a cultura da inovação e empreendedorismo, os doutorandos e bacharelados da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram de uma visita técnica ao Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec).
O espaço é conhecido por direcionar esforços na produção e distribuir serviços, produtos e processos tecnológicos de alta qualidade, com ênfase na especialização inteligente de Anápolis e região.
Localizado na Avenida Professora Zenaide Roriz, antigo Clube Ipiranga, Bairro Jundiaí, o Ceitec abriga um coworking moderno, oferecendo suporte para reuniões de negócios, cursos de capacitação para o mercado de trabalho para atender as demandas do comércio em parceria com o SEBRAE e a SECTI – Secretaria de Tecnologia e Inovação do Estado.
E, também, conta com um espaço de lazer sustentável, evidenciando o compromisso com a responsabilidade ambiental.
Interação
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, que também exerce a função de secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização da cidade.
O vice-prefeito respondeu a diversas perguntas dos presentes, destacando, principalmente, o processo de implantação do Polo Industrial Tecnológico de Anápolis (Politec). Márcio Cândido mostrou-se entusiasmado com o empreendimento, realçando sua principal característica, que é a sustentabilidade.
O novo polo deve acolher empresas de diversos setores, como informática, e-commerce, marketplace, produtores de infoprodutos, equipamentos de tecnologia, empresas de software, mídias inteligentes, tecnologia e metrologia, entre outros.
Destacou as potencialidades de nossa região que possui uma história rica, e com imenso capital logístico.
Oportunidade
Para Lucas, geólogo e doutorando em geografia, a visita ao Ceitec foi uma oportunidade enriquecedora de conhecer a cidade através de um ponto de encontro entre estudantes, cientistas, servidores públicos e empreendedores que compõem a sociedade anapolina.
Victoria, que é deficiente visual e está cursando bacharelado em Geografia, expressou sua gratidão pela oportunidade de conhecer mais sobre as potencialidades econômicas da cidade e sua inclusão no evento.
A visita também contou com a presença do professor Denis Castilho, que leciona nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG.
Ele destacou a importância de conhecer o trabalho da secretaria e o que está sendo desenvolvido na prática em termos de política, ressaltando que isso é fundamental para orientar os alunos sobre as atividades em andamento na região.
Espaço estratégico O Ceitec tem se consolidado como um espaço estratégico para o desenvolvimento tecnológico e econômico de Anápolis, atraindo a atenção de acadêmicos e autoridades locais. A iniciativa da UFG em promover essa visita técnica demonstra o compromisso da universidade em proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras e contribuir para o avanço do conhecimento, empreendedorismo e da inovação na região