Anápolis recebeu, nesta quarta-feira,21, a visita de empresários de indústrias de confecção de Pernambuco. A missão foi organizada pelo Núcleo da Federação das Indústrias do Estado (FIPE) de Caruaru que, juntamente com os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, compõe o Arranjo Produtivo Local (APL) do Agreste Pernambucano, atualmente com cerca de 12 mil empresas na cadeia produtiva, respondendo pela geração de cerca de 300 mil empregos, segundo informou a representante da FIPE, Cynara Melo.
A missão empresarial veio acompanhada pelo Diretor do Centro Internacional de Negócios da FIEG, Eduardo Sampaio de Campos Meirelles. Segundo ele, a intenção da visita foi a troca de conhecimento entre os empresários goianos e pernambucanos. A intenção é que depois seja feito o caminho inverso. Ou seja, uma missão dos confeccionistas de Goiás ao APL do agreste pernambucano. Além de Goiânia e Anápolis, o roteiro da missão incluiu encontro com lideranças classistas e visitas a empresas em Trindade, Jaraguá e Goianésia.
Em Anápolis, o grupo foi recepcionado pelo presidente e pelo coordenador do Núcleo Regional da Fieg, capitão Waldyr O‘ Dwyer e Gilson Amaral Brito. Na sede da entidade, os empresários pernambucanos puderam conhecer um pouco sobre as potencialidades do município, inclusive, no segmento de confecção que tem tido um crescimento significativo. Após essa divulgação, foi realizada uma visita às instalações da Escola Senai Roberto Mange e à Faculdade de Tecnologia.
Na oportunidade, o diretor Francisco Carlos Costa apresentou o novo maquinário adquirido pela FIEG, através do Departamento Regional do Senai, que já está sendo utilizado pelos alunos do curso de confecção. No total, são 28 equipamentos de ponta que vão melhorar a oferta e a qualidade deste curso, para atender a demanda do setor, inclusive, de grandes empresas como a Hering. O Núcleo da FIEG, o Sebrae e o Senai, também estão atuando numa parceria para qualificar os empresários de facções. “A vinda dos empresários do APL de Pernambuco vem com certeza fortalecer este trabalho com a troca de informações e experiências”, ressaltou Gilson Amaral.
A terceira parte da programação foi uma visita às empresas Byenal, do empresário Jair Rizzi, atual presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis, e Babioli, do também empresário José Vieira Gomide Júnior, ex-presidente da entidade. Antes de retornar à capital, a comitiva visitou o Distrito Agroindustrial.
Incentivos para energia limpa em Goiás podem alcançar transporte público em Anápolis
O Governo de Goiás amplia os incentivos à energia limpa com a aprovação de novos benefícios fiscais pelo Conselho Nacional...