fbpx
VERSÃO FLIP
terça-feira, 3 de outubro, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 3 de outubro, 2023
Contexto

Guardiões do Cerrado: Em defesa do patrimônio dos goianos

de Claudius Brito
2 de outubro de 2009
em Geral
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

Há cerca de quatro anos, um pequeno grupo de pessoas se uniu em torno de um ideal: proteger uma dos maiores patrimônios dos goianos: o bioma do Cerrado. Esse grupo cresceu de lá para cá e, em 2009 ganhou personalidade jurídica, como forma de respaldar e dar transparência às suas ações. Sem, é claro, modificar a essência do seu trabalho: o voluntariado e o amor à causa.
O ambientalista Nilton Horvath Pereira, é um dos pioneiros do grupo e foi eleito o primeiro presidente dos Guardiões do Cerrado. A entidade, neste início de trajetória, já conseguiu alguns feitos importantes, como ter a sua sede própria, cinco viaturas, Carroças, cavalos e cães – que são essenciais para algumas tarefas desenvolvidas pela Organização Não-governamental.
O tenente Sirismar Fernandes Silva, também um dos pioneiros, e integrante da diretoria dos Guardiões do Cerrado, ressalta que a finalidade principal da ONG é trabalhar na proteção do bioma do Cerrado, o que inclui a flora e a fauna. A principal arma é a conscientização da população sobre o que representa este bioma. “Até pouco tempo, a idéia que se tinha era de que se tratava de terras pobres. E isso, paradoxalmente, veio contribuir, de certa, forma para a sua devastação”, sublinhou.
“O que nos entristece é ver que estão acabando os cajueiros, os pequizeiros, as mangabeiras. Também causa tristeza, ver o avanço das grandes lavouras de cana de açúcar, soja, pastagens e boa parte da vegetação virando carvão para alimentar grandes siderúrgicas e a ganância capitalista”, ressaltou o tenente Sirismar, observando que os Guardiões do Cerrado atuam na fiscalização, trabalhando em parceria com os órgãos públicos governamentais, e também promovendo palestras em escolas, feiras e empresas, fazendo exposições de trabalhos sobre o Cerrado, animais empalhados e outros suportes para mostrar a importância da preservação do importante bioma.
A atuação do grupo, entretanto, foi reforçada com a criação dos brigadistas, que recebem treinamento especial e atuam em situações como salvamento e devolução de animais ao habitat natural. Hoje, a brigada dos Guardiões do Cerrado conta com cerca de 60 integrantes, que são selecionados com critério. “Nós acreditamos que a ONG vai continuar crescendo, mas temos por princípio adotar alguns critérios de seleção para nortear a escolha dos membros e brigadistas. Neste último caso, até mais exigente”, observou o tenente Sirismar. Inclusive, disse ele, para se evitar que haja qualquer tipo de exploração de cunho meramente político partidário. “Nosso foco e realmente o meio ambiente e o cerrado”, reforçou.
Além da parte educativa e de fiscalização, os Guardiões do Cerrado também têm um viveiro de mudas de plantas originais do Cerrado, criado com as sementes coletadas e que são destinadas a replantios em áreas degradadas.
Atualmente, a prioridade é atender Anápolis. Mas os Guardiões do Cerrado recebem, constantemente, convites para realizarem atividades em outras cidades goianas e de estados vizinhos como o Tocantins.

Cerrado: patrimônio nacional
O Congresso Nacional tem em sua pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 115/95, que considera o Cerrado como patrimônio nacional. O Dia do Cerrado é comemorado em 11 de setembro e, naquela oportunidade, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou de audiência conjunta das comissões de Legislação Participativa e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fazendo um apelo para que a população se mobilize visando pressionar a aprovação da matéria, que há 14 anos está em tramitação e enfrenta resistências por parte da chamada bancada ruralista.
O deputado federal Pedro Wilson (PT-GO), autor da proposta, lembrou que, além do Cerrado, a PEC também beneficia outros dois biomas importantes para o País – a Caatinga e a Mata Branca do Nordeste.
O Bioma Cerrado localiza-se, principalmente, no Planalto Central do Brasil. Ocupa 24% do território nacional, pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados. Segundo estudos atuais, restam 61,2% desse total, em áreas distribuídas no Planalto Central e no Nordeste.
É a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia, e a savana tropical mais rica do mundo em biodiversidade. Além disso, o Bioma Cerrado é favorecido pela presença de diferentes paisagens e de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Concentra nada menos que um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais. (Agência Câmara/Agência Embrapa)

SERVIÇO
Guardiões do Cerrado
Endereço: Rua 7, Alto da Bela Vista
Telefones:
Nilton Horvath – Presidente (9622-3813)
Tenente Sirismar – Diretor (9991-2295)

Mais Artigos

Jair Bolsonaro

Bolsonaro passou por dois procedimentos médicos nesta terça-feira (12)

de Jornal Contexto
12 de setembro de 2023
0

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por dois procedimentos médicos nesta terça-feira (12), informa boletim do Hospital Vila Nova Star, na...

Foto/Reprodução: Tânia Rêgo Agência Brasil/Arquivo

Sabia que 99% dos alimentos ultraprocessados no Brasil são nocivos?

de Vander Lúcio Barbosa
9 de setembro de 2023
0

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em colaboração com a Universidade de São Paulo...

Polícia Civil realiza operação na Prefeitura de Abadiânia

de Claudius Brito
31 de agosto de 2023
0

A Polícia Civil está, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 31/8, realizando uma operação na cidade de Abadiânia....

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábio Escobar- Reprodução

    Prisão de PMs leva a desdobramentos no caso da morte do empresário Fábio Escobar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Eleição para conselheiros tutelares em Anápolis terá 59 candidatos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anunciada a quinta vítima do acidente ocorrido ontem (25) na BR-414

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Porque ser um conselheiro tutelar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Empresário anapolino representará o Brasil na IBIA Expo 2023 em Istambul

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar