A última terça, dia 23, foi pautada no nome de Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia, no plenário do Senado e na Câmara Municipal da capital goiana. O emedebista marcou época no estado ao longo de sua carreira política, vindo a falecer no último dia 9, depois de três meses internado para tratar de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).
Polícia e Vigilância Sanitária apreendem mercadoria vencida em comércio de Anápolis
No Senado, foi aprovado projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear Iris. De autoria do senador Luiz do Carmo (MDB), e com Vanderlan Cardoso (PSD) como relator, o PL agora passa para análise e votação na Câmara dos Deputados. Caso aprovada, o aeroporto se chamaria Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende, deixando o Santa Genoveva para trás.
Já na Câmara de Goiânia, o nome do ex-governador foi aprovado para ser incluído no Parque Mutirama. O projeto, que foi aprovado por unanimidade, segue para sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
O Mutirama foi obra de Iris Rezende quando prefeito da capital no final da década de 1960. O gestor, entretanto, não chegou a inaugurar o parque pois teve seu mandato cassado pela ditadura militar. O autor do projeto, vereador Romário Policarpo (Patriota) relembrou que, na reinauguração do parque, em 2019, em seu último mandato como prefeito, Iris contou que concebeu e o construiu nos anos 1960, inspirado em outras capitais do Brasil e do mundo que já tinham parques públicos.
Outras propostas de homenagens para o ex-prefeito, como mudanças de nome da Avenida Anhanguera, do Paço Municipal, do Bosque dos Buritis e até do Morro da Serrinha tramitam na Câmara Municipal. Se todas as sugestões forem acatadas, pelo menos seis logradouros passarão a ter o nome do ex-governador