VERSÃO FLIP
sábado, 12 de julho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 12 de julho, 2025
Contexto

Os hospitais de Anápolis, uma história de muitos capítulos

de Nilton Pereira
2 de julho de 2021
em Anápolis, História
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Hospital Evangélico Goiano em seus primeiros anos de funcionamento

Hospital Evangélico Goiano em seus primeiros anos de funcionamento

Na passagem do Dia do Hospital (02 de julho) permite-se fazer-se uma reflexão sobre este tipo de estabelecimento no Município, no decorrer do tempo

O primeiro hospital do Brasil foi a Santa Casa de Misericórdia de Olinda (PE), fundada no ano de 1.540 para atender aos enfermos dos navios dos portos e moradores das vilas e povoados. Ele já não existe mais. O hospital mais antigo em atividade, hoje, no País é a Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada em 1.543. O País tem, hoje, calculadamente, 3.000 hospitais públicos e aproximadamente, 6.700 particulares. Esses números não são exatos, pois mesclam, hospitais universitários, filantrópicos e outros sistemas de atendimento à saúde que não são, necessariamente, denominados hospitais.

O hospital “São Pedro de Alcântara”, fundado em 1825 na, então, Capital do Estado (hoje Cidade de Goiás) foi o primeiro estabelecimento do gênero na antiga província, hoje Estado de Goiás. Sua instituição deu-se através de iniciativa do Imperador Dom Pedro I, pela Carta Imperial de 25 de janeiro, para servir de abrigo aos enfermos pobres e indigentes. Vinculava-se às preocupações da Câmara de Vereadores e do Governo da Província, em torno da função de curar, por caridade, os enfermos pobres. Acolhia, desse modo, dementes, doentes e necessitados, fossem eles homens livres ou escravos.

Em Anápolis
Hospital Municipal de Anápolis

Foi no final da década de 20 que Anápolis ganhou seu primeiro hospital. Ele nasceu pelas mãos do médico e missionário James Fanstone que fez de sua residência, uma extensão para atender a doentes de várias partes do Estado e, até, de outras unidades da Federação, como Maranhão (ainda não havia o Estado do Tocantins); Pará, Mato Grosso e Minas Gerais. O Hospital Evangélico, ao longo de todo esse tempo, ganhou musculatura e, até hoje, continua sendo uma referência no Centro Oeste. É ranqueado entre os melhores estabelecimentos do gênero no Brasil Central. Depois do Evangélico, vários outros hospitais particulares foram abertos, no acompanhamento do efetivo progresso e da elevação do número de habitantes na Cidade. Anápolis chegou a contar com cerca de 20 hospitais convencionais em funcionamento simultâneo.

O primeiro hospital público do Município surgiu sob o nome de Pronto Socorro Municipal, já no final da década de 60, no governo do, então, Prefeito Raul Balduíno de Sousa. Com o crescimento da Cidade e a falta de espaço físico, o HM se apequenou e hoje não suporta, mais, a demanda a ele direcionada. Daí, o anúncio do Prefeito Roberto Naves que pretende erigir um novo Hospital Municipal, cujos recursos financeiros já estariam encaminhados.

A estrutura

O serviço público de Saúde em Anápolis, no entanto, foi reforçado no decorrer do tempo, com a abertura de postos avançados para o atendimento, principalmente da área ambulatorial (unidades de saúde), a criação de dois centros de atendimento  integral à saúde (CAIS) no Jardim Progresso e Jardim Calixto, além  da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Vila Esperança. O Governo do Estado instalou, em Anápolis, o Hospital Regional de Urgências “Doutor Henrique Santillo” e, mais recentemente foi implantada, pela Prefeitura, a UPA Pediátrica. Ao longo dos anos, o Governo Municipal compra serviços da rede privada, para complementar a política de atendimento. Soma-se a essa estrutura, os serviços ofertados pelos chamados hospitais filantrópicos, como a Maternidade “Doutor Adalberto Pereira da Silva” surgida nos anos 60 e que, de forma ininterrupta, oferece assistência a parturientes de Anápolis e região. Além da Maternidade, o Instituto de Psiquiatria (antigo Sanatório Espírita) faz atendimento a centenas de pacientes mentais e a Santa Casa de Misericórdia, detentora de um volumoso projeto assistencial de saúde.

Desativação

Curiosa e, ironicamente, com o crescimento populacional e econômico do município no decorrer do tempo, caiu, sensivelmente, a oferta de leitos hospitalares em Anápolis. Vários hospitais tradicionais da Cidade fecharam suas portas e deixaram para trás, apenas, marcas na história da saúde anapolina. Assim aconteceu com o Hospital “Divino Pai Eterno”, fundado pelo lendário médico Bernardo José Rodrigues, na Vila Góis; Casa de Saúde “Nossa Senhora de Lourdes”, comandada pelos médicos Bomfim D’Abadia e Oscar Soares; Hospital “Dom Bosco”, criado pelo médico e político Anapolino de Faria: Hospital Santa Paula, dirigido por uma equipe que contava com os médicos Florival Montenegro; Henrique Santillo, Mauá Cavalcante Sávio Ary Jacomossi, Luiz Sérgio Leyser e outros; Instituto de Cardiologia, fundado pelo médico e político Maurity Escobar; Hospital Santo Antônio ,dirigido pelo médico Amin Antônio; Hospital São Judas Tadeu; Hospital Ortopédico, dirigido pelos médicos Oswaldo Abrahão e Guido Mohn, além de outros. Alguns remanescentes dos anos 60 e 70 se reinventaram, trocaram de donos e de filosofia e vêm se mantendo.   

Em Anápolis, Caiado relembra trajetória. Da escola pública à cadeira de Governador

Há que se ressaltar, entretanto que, várias clínicas de propostas mais modernas, com atendimentos específicos, foram implantadas na Cidade e oferecem alguns serviços antes só obtidos em hospitais convencionais. Anápolis ganhou, também, recentemente, um hospital de grande porte (Ânima) e comenta-se que outros projetos semelhantes estariam a caminho, principalmente, devido às projeções animadoras de crescimento socioeconômico previstas para a Cidade, com o ingrediente positivo que foi a abertura do curso de Medicina na Universidade Evangélica de Goiás há alguns anos. 

Rótulos: Amin AntônioAnapolino de FariaanápolisdestaqueGuido MohnHospitalHospital EvangélicoHospital Municipal de AnápolisHospital Santa PaulaHospital São Judas TadeuJames FanstoneOswaldo Abrahão

Mais Artigos

Imagem: Paulo de Tarso

Planetário de Anápolis é inspiração para nova geração com ciência e tecnologia

de Vander Lúcio Barbosa
11 de julho de 2025
0

Espaço imersivo promove conhecimento científico gratuito e transforma educação com tecnologia e inclusão social. O Planetário Digital de Anápolis não...

Blitz- Márcio Corrêa- Lixo no Setor Escala

Em “blitz” noturna, prefeito Márcio Corrêa e a PM flagram descarte de lixo

de Claudius Brito
9 de julho de 2025
0

Na noite desta terça-feira (8/7), o prefeito Márcio Corrêa esteve na região do Setor Scala, próximo ao Dom Felipe, e...

Zacharias Calil- Prefeito Márcio Corrêa- Agenda em Anápolis

Deputado sinaliza emendas para esporte e Central de Flagrantes da Polícia Civil

de Claudius Brito
8 de julho de 2025
0

A implantação de uma nova sede para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, deverá contar com recurso de emenda...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Corrida pela Vida | Risco pela Morte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Deputado sinaliza emendas para esporte e Central de Flagrantes da Polícia Civil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pesquisadores descobrem fungo capaz de degradar plástico

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui