VERSÃO FLIP
domingo, 21 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 21 de dezembro, 2025
Contexto

Produtores de cerveja à base de mandioca terão incentivos fiscais em Goiás

de Redação
13 de outubro de 2020
em Economia
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Agricultor familiar do Assentamento Rio Bonito, em Cavalcante, durante compra teste de mandioca pela Ambev para produção de cerveja regional goiana (Foto: Raíssa Rodrigues / Secretaria da Retomada)

Agricultor familiar do Assentamento Rio Bonito, em Cavalcante, durante compra teste de mandioca pela Ambev para produção de cerveja regional goiana (Foto: Raíssa Rodrigues / Secretaria da Retomada)

A medida vai beneficiar qualquer empresa que produza a bebida com pelo menos 16% de fécula de mandioca, produzida em Goiás, na composição

Da Redação

Foi aprovada em segunda votação, por 20 votos favoráveis e nenhum contra, nesta terça-feira (13/10), na Assembleia Legislativa, a proposta nº 4268/20, que reduz, de 25% para 12% a alíquota aplicável à cerveja que contenha pelo menos 16% de fécula de mandioca em sua composição, desde que a raiz seja produzida em Goiás.

O objetivo da proposta, enviada pelo governador Ronaldo Caiado, é estimular toda a cadeia produtiva da mandioca no Estado. O texto aprovado pelos deputados altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que instituiu o Código Tributário de Estado de Goiás.

O primeiro projeto beneficiado pela nova lei, que segue para sanção do governador, é a Parceria Público-Privada (PPP) entre o Estado de Goiás e a Ambev, uma cerveja regional feita de mandioca vendida por agricultores familiares de municípios do Nordeste goiano.

Além do impacto social positivo, a nova lei vai estimular a produção de cerveja feita com mandioca goiana e movimentar indiretamente uma cadeia produtiva que envolve os setores do agronegócio, logística, embalagens, maquinário, publicidade, varejo, entre outros.

  • Ação busca levar desenvolvimento e renda aos agricultores familiares da região Nordeste de Goiás (Foto: Carlos Guedes / Seapa)

Os produtores rurais já cadastrados no programa são de Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Alto Paraíso de Goiás, Terezina de Goiás e Simolândia. Uma equipe da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza levantamento da oferta de mandioca em propriedades de agricultores de Alvorada do Norte, Campos Belos, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São Domingos, São João d’Aliança e Sítio d’Abadia.

O projeto da cerveja regional atenderá pelo menos 73 pequenos produtores rurais, de acordo com o relatório mais recente, produzido em setembro. A previsão atual é de que a Ambev compre 340 toneladas do produto na primeira fase, em Cavalcante, Posse, Flores de Goiás e Buritinópolis. A empresa pretende adquirir cerca de 750 toneladas do insumo até o final de 2020.

Secretaria de Estado da Retomada – Governo de Goiás

Mais Artigos

Anápolis- Foto JC Potenciano

Anápolis praticamente mantém sua fatia na repartição do bolo do ICMS

de Claudius Brito
19 de dezembro de 2025
0

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de 2026, que entra em...

Anápolis- Panorâmica- Foto JC Potenciano

PIB de Anápolis cresce, mas município perde posições para Aparecida e Rio Verde

de Claudius Brito
19 de dezembro de 2025
0

Depois de uma longa espera, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do PIB (Produto Interno...

Microempreendedor Individual- MEI- Imagem ILustrativa

 MEI completa 17 anos e, em Anápolis, já chega a quase 40 mil optantes

de Claudius Brito
19 de dezembro de 2025
0

A lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, completa 17 anos. Para quem não sabe, essa lei...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

    Sim, eu não gosto de gente pobre!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rotary Club de Anápolis Jundiaí promove dia histórico de solidariedade e cidadania

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Jornalista anapolina ganha destaque nacional com projeto de mobilidade inclusiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Coisa de rico – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui