Proposta foi feita por Ronaldo Caiado (DEM) durante uma videoconferência com prefeitos do estado
Ana Rita Noronha
Ronaldo Caiado (DEM) propôs, durante uma videoconferência com prefeitos do estado, aplicar a lei seca em bares de Goiás a partir das 22 horas. Segundo o governador, essa é uma forma de inibir aglomerações e conter a curva ascendente de casos e de óbitos por covid-19.
A reunião, que ainda está acontecendo, tem como pauta a 2ª onda da Covid-19 que está preocupando o democrata. Caiado sugeriu, inclusive, o uso de forças de segurança para garantir que a lei seca seja respeitada em Goiás.
O governador lembra, entretanto, que cabe aos prefeitos – e não a ele – assinar decretos com este teor. “Quem dá alvará de funcionamento são as prefeituras”, disse Caiado.
Anápolis
O prefeito Roberto Naves (PP), logicamente, participou da reunião, mas não deu certeza se o município irá seguir a linha sugerida pelo governo. Ele afirma que antes irá pensar em soluções para evitar que os comerciantes anapolinos fiquem com o estoque abarrotado.
Naves diz que também irá considerar o fato de que os empresários enfrentam dificuldades e que o auxílio emergencial foi extinto pelo governo federal.
Vale lembrar que os protocolos de segurança devem ser divulgados pela prefeitura na próxima quinta-feira, 28. Após a videoconferência, o progressista deve se reunir com membros da vigilãncia sanitária, juntamente com o secretário municipal de Saúde, André Braga, para decidir o que entrará em vigor.
Leia na íntegra a nota divulgada pela Semusa
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que vai considerar a adoção da medida proposta pelo Governo do Estado em videoconferência realizada na tarde desta segunda-feira (25), que prevê a proibição de bebidas alcóolicas após às 22h nos municípios do Estado. A SEMUSA irá publicar nesta quinta-feira (28) os novos protocolos de prevenção à COVID-19, conforme matriz que calcula o risco de colapso no sistema de saúde.
Sobre a solicitação do Governo do Estado para que a SEMUSA de Anápolis disponibilize leitos para atender a demanda de pacientes de outros municípios, informamos que todos os leitos do Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA) já estão sendo disponibilizados para uso da Secretaria Estadual de Saúde. Além destes, Anápolis conta com uma rede de leitos exclusiva para pacientes do município, que são custeados com recursos próprios da Prefeitura.
Essa matéria pode ser atualizada a qualquer momento