Secretário estadual de Saúde vê Goiás mais preparado para enfrentar a segunda onda
Ana Rita Noronha
Durante uma entrevista ao Jornal Anhanguera, na manha desta sexta-feira, 22/01, o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que Goiás está preparado para a segunda onda da pandemia, inclusive, obtém uma quantidade mais significativamente de leitos de UTI, se comparado com a primeira.
“Se a onda atual mantiver as mesmas características observadas em outros estados, a capacidade instalada será suficiente para atender a demanda. Além disso, devemos levar em conta que hoje temos profissionais mais bem preparados para lidar com a doença”, explica.
Ainda de acordo com o secretário, havia 259 leitos de UTI no Estado inteiro no início de 2019, antes de a pandemia começar. Hoje são 573 leitos para pacientes que enfrentam todo tipo de problema de saúde, dos quais 255 são reservados exclusivamente para pacientes contaminados com coronavírus.
Anápolis
A quantidade de pacientes internados, se comparado com o começo da primeira onda, permanece em baixa. Até o momento, conforme dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), são 11 moradores internados nas UTIs municipais e outros 18 que aguardam recuperação nas enfermarias.