Ana Clara Itagiba
Nesta terça-feira (22/12), o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) entregou uma doação de 500 bonés para o Hospital de Câncer Araújo Jorge, em Goiânia. Tudo que foi doado é fruto de uma campanha interna que aconteceu no mês passado em alusão ao Novembro Azul, que luta pela conscientização sobre câncer de próstata, e ao Novembro Dourado, campanha de combate ao câncer infanto-juvenil.
A ação, encabeçada pela Gerência de Gestão de Pessoas do Ipasgo (GGP), teve como principal objetivo elevar a autoestima de meninos e homens que ficam abalados com a queda dos fios de cabelos em decorrência do tratamento com a quimioterapia, além de incentivar os colaboradores a serem solidários. “É um gesto simples, mas foi de coração. Espero que atitude da nossa equipe ajude muitas pessoas que estão passando por esse momento tão delicado”, disse Hélio José Lopes, presidente do Ipasgo.
O diretor técnico do hospital, Carlos Henrique Prado, recebeu o que foi arrecadado e agradeceu. “O câncer é uma doença muito agressiva. Afeta o corpo, a saúde mental e o paciente fica com a autoestima muito abalada. Esses bonés ajudarão aqueles que estão em tratamento aqui a reestabelecer a alegria de viver. Com essa doação, vamos ter um estoque para entregar para várias pessoas”, afirmou Prado.
Campanhas
Além do Novembro Azul, o mês ainda aborda outra campanha que merece atenção: o Novembro Dourado, que dá ênfase ao diagnóstico precoce em crianças e adolescentes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 70% das crianças e adolescentes diagnosticados com câncer podem ser curados, se a identificação for feita de maneira precoce e se forem tratados em centros especializados.