Escolha dos alimentos, consumo de bebida alcóolica e horário do jantar podem influenciar na hora do descanso
Ana Rita Noronha
Uma boa noite de sono pode reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, ajuda a manter o cérebro saudável e estimula o sistema imunológico. Para garantir que isso aconteça, mesmo com todas as preocupações da pandemia, existem algumas estratégias que podem ser adotadas, incluindo mudanças na alimentação.
A nutricionista de Anápolis, Fernanda Cosac, explica que o ideal é fazer a última refeição de duas a três horas antes de dormir. Deitar logo após de comer pode causar problemas digestivos, como o refluxo.
“No jantar, escolha opções mais leves: caldos, sopas, saladas, vegetais, proteínas com baixa quantidade de gorduras e grãos integrais. Uma ceia sobrecarregada pode causar desconforto e impedir o relaxamento”, adiciona.
Entretanto, conforme explica a especialista, não são, somente, as últimas refeições que interferem na boa qualidade do sono. “O ideal é evitar alimentos processados e industrializados sempre que possível. Vamos dar prioridade as verduras, legumes, frutas, castanhas e carne magra”.
Dados
A Sociedade Europeia de Cardiologia realizou estudo sobre os efeitos da comida no corpo conforme o horário que é consumida. Ao todo, 700 adultos participaram e ficou comprovado: ingerir uma farta refeição à noite impacta negativamente a pressão arterial.
Entre os participantes da pesquisa que comeram até duas horas antes de dormir, 24,2% não teve registro da queda adequada da pressão sanguínea. Entre os que jantaram mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.
Mitos e verdades
![](https://portalcontexto.com/wp-content/uploads/2021/02/loira-tomando-leite-07174619764204.jpg)
Como em vários outros temas, a alimentação gera muitas dúvidas entre a sociedade. Por isso, o Jornal CONTEXTO, junto a nutricionista Fernanda Cosac, separou cinco mitos e verdades que devem ser observados:
- Consumir carne vermelha próximo ao horário de dormir pode ser prejudicial? VERDADE. A carne vermelha e de difícil digestão, por isso não é aconselhado consumo perto do horário de dormir.
- O sal pode interferir nesse aspecto? VERDADE. Comer algo salgado próximo do momento de dormir dará sede, que o levará a beber mais água e causará vários despertares durante o período noturno para uma providencial ida ao banheiro.
- O leite promove a indução do sono? MITO. A quantidade de triptofano presente em um copo de leite é muito baixa. Mesmo que a pessoa tome 1 litro de leite morno antes de dormir, a quantidade de aminoácidos ingerida não será suficiente para atuar no cérebro.
- Bebidas alcoólicas ajudam a adormecer? VERDADE. Entretanto, por agir diretamente no sistema ligado ao estresse, o álcool acaba fazendo a pessoa despertar no meio da noite, após dormir de maneira menos profunda. Isso porque inibe o hormônio antidiurético no organismo, e faz a pessoa ir ao banheiro mais vezes para fazer xixi, perdendo eletrólitos essenciais. Além disso, esse tipo de bebida deixa a musculatura da faringe mais flácida, o que leva ao barulhento ronco.
- A pimenta interfere na boa qualidade do sono? VERDADE. A pimenta, assim como a cafeína, pode ser prejudicial ao sono, pois tem efeito termogênico podendo, assim, causar insônia.