Parece incrível, mas é verdade! Há uma ilha em Goiás! Localizada em Itumbiara, está disponível para venda por quem puder desembolsar R$ 10 milhões pelos 220 mil m² de extensão cercada por água doce e total privacidade.
O anúncio dessa ilha singular foi feito nas redes sociais pelo corretor de imóveis Welerson Antunes, e a postagem já atraiu mais de 680 mil visualizações, despertando o interesse de muitos internautas.
Leia também: Terra Fértil: Anápolis pode abrigar nova marca de veículos no Brasil
“Essa ilha está situada dentro da represa de Itumbiara. Anteriormente, era parte de uma fazenda. Quando ocorreu a desapropriação para a construção da represa, o proprietário da fazenda previu a formação da ilha, pois era a porção mais elevada da propriedade. Assim, ele dividiu o terreno, e hoje temos essa ilha”, explicou Welerson.
De acordo com a Constituição Federal, as ilhas são consideradas bens pertencentes à União ou aos Estados, dependendo de sua localização, e, nesse contexto, não podem ser vendidas. Contudo, é possível adquirir ilhas fluviais particulares, conforme estabelecido no artigo 1.249 do Código Civil.
Este é o caso da propriedade que está disponível em Itumbiara.
“A ilha possui escritura, registro e matrícula individual. Isso é raro, pois geralmente, sob as ilhas, há apenas direito de uso. Ou seja, você tem posse da propriedade, mas ela não é verdadeiramente sua. Por exemplo, no caso das ilhas marítimas, você adquire apenas o direito de uso. Nesta ilha (em Itumbiara), você tem todos os documentos necessários, ou seja, ela é sua de fato”, afirmou o corretor.
Segundo a Eletrobras, não há ilhas em Goiás, mas sim áreas remanescentes isoladas em reservatórios de água para geração de energia elétrica, sob concessão da empresa. Esses remanescentes podem ser propriedades particulares pertencentes à concessionária ou aos proprietários dos terrenos que foram afetados durante a construção do empreendimento.
Comentários 3